25.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Com atletas do DF, Brasil conquista torneio de goalball na França

Seleção feminina de goalball segue focada na vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris, marcada para acontecer em 2024. Esquadrão amarelo é comandado por Gabriel Goulart, técnico do Capital C.F.

- Continua após a publicidade -

O Distrito Federal continua representando muito bem a Seleção Brasileira de Goalball. Sob o comando do técnico do Capital Clube de Futebol, Gabriel Goulart, que também é do quadradinho, a equipe feminina do Brasil conquistou no último domingo (25/6) o título do Torneio Internacional da França, disputado na cidade de Cap d’Agde. Na grande final, o esquadrão amarelo derrotou a Coreia do Sul por 3 a 1. As sul-coreanas são as atuais vice-campeãs mundiais.

O torneio no país europeu reuniu ao todo cinco seleções. Incluindo o Brasil e a Coreia do Sul, ainda participaram Espanha, Itália e França. 
A competição serve de preparação para o principal foco da temporada, que é buscar a classificação da equipe feminina aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O time masculino já está garantido depois de ter sido campeão do mundo em 2022. Ainda sem vaga garantida, as mulheres terão duas possibilidades de carimbar o passaporte.

As competições em que o Brasil poderá garantir uma vaga no maior torneio do mundo são os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada torneio se classifica à Paralimpíada. 
O grupo treinado por Gabriel Goulart, treinador do Capital Clube de Futebol, encerrou sua campanha com cinco vitórias e uma derrota.

- Continua após a publicidade -

– Clique e saiba mais
Giro do Candanguinho #7 – alta média de gols agita partidas da rodada
Goianas vencem Apcef/Adef e eliminam candangas da Copa do Brasil de Futsal
Com um a menos, Ceilândia arranca empate contra o Brasiliense

“É sempre muito proveitoso participar de competições internacionais. A gente acaba enfrentando dificuldades dentro e fora de quadra que fortalecem a preparação para o Mundial. Foi bom sentir o calor do jogo, anotar o que é preciso ainda seguir ajustando e hoje entramos mais ligados, com outra postura defensiva diante das sul-coreanas”, explicou Gabriel, fazendo uma comparação com o confronto anterior diante das asiáticas quando o Brasil chegou a estar perdendo por 5 a 1.

“Essa medalha traz uma alegria para o grupo, então, estamos voltando para casa muito orgulhosos do trabalho em equipe que estamos construindo”, completou. 
O time começou o jogo decisivo com Carol Duarte, Jessica e Gaby, sendo as duas últimas também da equipe do Capital CF, e treinam no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião. Assim como no confronto passado, as asiáticas saíram na frente, porém, o Brasil conseguiu virar o marcador.


”Chegar até a final foi uma construção de um trabalho que vem sendo feito desde o começo do ano. O que mais prevaleceu na final foi a união do grupo, por isso conseguimos chegar à vitória contra uma equipe forte, vice-campeã mundial. Vimos que temos potencial também e só prova ainda mais para nós que podemos chegar no nosso objetivo principal, que é a vaga para Paris”, falou a experiente Carol Duarte, que retornou à Seleção este ano.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P