20.5 C
Brasília
terça-feira, 7 de maio de 2024

Memória: há cinco anos, o Brasília colocava o DF no topo do futebol nacional

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola

Em maio, Brasiliense e Sobradinho começam a luta para subir para a Série C do Campeonato Brasileiro e colocar de vez o Distrito Federal novamente no cenário nacional. Jacaré e Gama são clubes com mais conquistas dentro e fora do cenário do futebol local. Ambos os times já foram campeões brasileiros. Em 1998, alviverde venceu a Série B. Já o time amarelo alcançou a glória em 2002 e 2004 com títulos da Série C e B. Mas o último clube do DF campeão de um torneio importante foi outro.

O ano era 2014. Naquela temporada, coube ao Brasília conquistar um título de expressão e levar o nome do Distrito Federal por todos os cantos do país. Recém-criada, a Copa Verde, competição regional brasileira, estava sendo disputada pela primeira vez entre os times da região Norte e Centro-Oeste do país e mais o estado do Espírito Santo. À época, quem fosse campeão do torneio ganhava uma vaga para disputar a Copa Sul-Americana do ano seguinte. Hoje, quem garante a taça leva junto uma vaga nas Oitavas de Final da Copa do Brasil.

- Continua após a publicidade -

O caminho da conquista

Na edição de 2014, Brasília e Brasiliense representaram a capital federal no torneio. Na primeira fase da competição, o Colorado enfrentou o Cene e venceu por 2 a 0 no placar agregado. Por sua vez, o Jacaré mediu forças com o Interporto e venceu por 4 a 0 na soma dos resultados. Todos apontavam o time amarelo, o Paysandu e o Remo como os favoritos à conquista do certame eles iam avançando sem sustos nas fases iniciais da Copa Verde. A chave do torneio era regionalizada. Com isso, um time do Norte enfrentaria obrigatoriamente outro do Centro-Oeste na final da Copa.

Nas quartas de final, o Jacaré enfrentou o Vilhena e venceu os dois jogos. Já o avião colorado enfrentou o Cuiabá e se classificou com um empate sem gols e uma vitória simples por 1 a 0 no jogo de volta. Do outro lado da chave, Paysandu e Remo também não decepcionaram e avançaram para as semifinais. Assim, dois clássicos agitaram a competição regional, com Paysandu x Remo de um lado e Brasilia x Brasiliense do outro. O time vermelho mandava seus jogos no Bezerrão e em uma quarta-feira à noite foi derrotado em casa por 2×0 pelo clube amarelo.

Com raça, Colorado chega à final

O jogo de volta aconteceu no Estádio Serejão, casa do Brasiliense. Depois de aplicar 2 a 0 no jogo de ida, muita gente já garantia o time amarelo na final da Copa Verde. Aquela noite chuvosa de quarta-feira entrou para história do time colorado. Em um jogo bem disputado, o Avião conseguiu marcar três gols fora de casa e se classificar contra tudo e contra todos, heroicamente, para a final da Copa Verde daquele ano. Insatisfeita com a eliminação dentro de casa, os torcedores do Jacaré invadiram o gramado e o jogo terminou com uma confusão generalizada.

Com o favorito Brasiliense eliminado da competição, todos olhavam para final entre Brasilia x Paysandu, como um jogo ganho pelo time paraense. O clima de “já ganhou” tomou conta dos torcedores do Lobo mesmo antes das equipes se enfrentarem na primeira partida pela final da Copa Verde. O primeiro jogo aconteceu no estádio Mangueirão, com mando de campo do Paysandu. E o Colorado novamente surpreendeu ao empatar fora de casa e levar a decisão totalmente aberta para o Estádio Nacional Mané Garrincha.

Final consagra força do Colorado

Em 21 de abril de 2014, aniversário da capital federal, Brasilia e Paysandu se enfrentaram no segundo jogo da final, valendo vaga para a Copa Sula-Americana. A decisão registrou o maior público já visto na Copa Verde até hoje, com 51.701 pessoas no estádio da Copa do Mundo. Em um jogo tenso, o Colorado saiu vitorioso e, com o placar de 2 a 1, levou a decisão para as penalidades. A disputa parecia eterna. Contando com atuação iluminada do goleiro Artur e um gol de Fernando na última cobrança, o time do Distrito Federal venceu o Paysandu por 7 a 6.

O horizonte parecia iluminado para o futebol candango. Porém, o título da Copa Verde de 2014 conquistado pelo Brasilia seria o último grande torneio alcançado por um time da capital federal. A taça também garantiu outro feito ao Colorado, que se tornou o primeiro time local a disputar um torneio internacional. Na Copa Sul-Americana de 2015, o Avião eliminou o Goiás na primeira fase e caiu para o Athletico Paranaense na etapa seguinte. Quem quase repetiu a história foi o Gama, que chegou na final da edição, mas foi derrotado pelo Paysandu na final.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P