O primeiro passo da parceria entre Ceilandense e Samambaia foi dado na noite desta segunda-feira (7/8). O ponta Iago, ex-Gama, e o zagueiro Pedrão, ex-São Carlos-SP, são os primeiros jogadores a fazerem o intercâmbio entre os clubes. Ambos estarão no plantel samambaense para a disputa do Candangão 2024, mas disputarão a Segundinha 2023 com a camisa do rubro-negro de Ceilândia, que busca retornar à primeira divisão, da qual não participa desde 2021, quando foi rebaixado.
A primeira contratação anunciada foi o ponta direita Iago, de 22 anos. Nascido em Brasília, o atleta iniciou a carreira em terras paulistas, pela Ponte Preta, onde ficou até 2018. Retornou ao cerrado para vestir a camisa do Anapolina até a metade de 2021. Após o término de seu contrato com o clube goiano, ainda em 2021, retornou à capital federal para defender o Gama. Na época, fez a sua estreia como profissional na Série D e marcou um gol. O jogador defendeu as cores do alviverde até o fim do Candangão deste ano.
Outro reforço é o zagueiro Pedrão, de 1,94 m de altura e 24 anos de idade. O atleta também fez suas categorias de base no estado de São Paulo, mas pelo Mirassol. Teve uma breve passagem pelo futebol candango em 2022, quando esteve no elenco do Unaí, que acabou sendo rebaixado naquele ano. Seu último clube foi o São Carlos, da segunda divisão paulista.
Parceira entre clubes
A parceria entre Ceilandense e Samambaia não é novidade para o Cachorro Salsicha. No ano passado, o Brasiliense emprestou jogadores ao Samambaia para a disputa da Segundinha de 2022. Nesta temporada, quatro atletas que disputavam a elite do Candangão pelo Samambaia retornaram ao Brasiliense com a competição em andamento, para participarem das partidas da Copa do Brasil e Copa Verde.
Sem mais competições a serem disputadas pelo Samambaia, o Ceilandense deverá ser beneficiado com atletas que disputaram a primeira divisão do Candangão deste ano. O rubro-negro de Ceilândia ainda tem a possibilidade de contar com jogadores da categoria Sub-20 do Brasiliense. Além disso, os veteranos que disputaram a Série D vestindo as camisas do Jacaré e do Cachorro Salsicha também devem compor o elenco.
Ceilandense na Segundinha 2023
O Ceilandense inicia sua participação na Segundinha fora de casa, contra o Luziânia, no primeiro fim de semana de setembro. Depois, o rubro-negro de Ceilândia recebe o Botafogo e na terceira rodada, visita o Legião. A equipe volta a ser mandante no quarto confronto frente ao Sobradinho, e encerra a primeira fase contra o Canaã. As semifinais estão programadas para os dois primeiros fins de semana de outubro, e a final será disputada em 21 de outubro.