Na manhã desta terça-feira (11/04), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da primeira fase da Série A3 do Brasileirão Feminino 2023. Representantes do DF, Ceilândia e Capital vão jogar duas partidas por uma única vaga na segunda fase do torneio.
No dia 22/04/2023 os dois times jogam no estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, às 15h. O segundo confronto entre Ceilândia e Capital ocorrerá no estádio JK, no Paranoá. A partida se dará no domingo dia 30/04, às 15h, e selará o classificado à segunda fase.
Assim como no ano passado, mais uma vez a CBF atrapalhou o planejamento das equipes. Em 2022 as tabelas das Séries A2 e A3 só saiu 9 dias antes do início do torneio. Neste 2023 foi publicada 11 dias antes do início das competições. A falta de previsibilidade coloca em risco o planejamento financeiro e técnico dos participantes, especialmente por se tratar de uma primeira fase de mata mata.
Inicialmente, apenas o Capital disputaria o torneio e encararia o Atletas de Jesus, de Goiás, time que desistiu da competição. Porém, o Ceilândia acabou ficando com a vaga.
Como o estadual goiano possuí apenas quatro clubes, e outros dois estão com lugares garantidos em competições da CBF (o Vila Nova na Série A2 e o Aliança/Goiás na terceira divisão), a entidade não conseguiu alocar o espaço e utilizou o critério de ranqueamento para completar a lista de participantes do certame.
Quarto colocado na última atualização do ranking de federações da CBF e mais bem posicionado da Região Centro-Oeste na lista divulgada em dezembro do ano passado, o Distrito Federal foi consultado sobre a possibilidade de indicar um clube candango para herdar a vaga. Primeiro time local na fila para participar da Série A3 do Brasileirão Feminino graças ao quinto lugar na última temporada do Campeonato Candango da modalidade, o Ceilândia manifestou interesse em disputar a competição nacional.