27.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 de abril de 2024

CBF confirma uso do VAR nas quartas de final da Série D do Brasileirão

Temporada 2021 da quarta divisão nacional contará com o recurso em 14 jogos, a partir da etapa em que são definidos os contemplados com o acesso

- Continua após a publicidade -

Ventilado na manhã desta quinta-feira (22/7) como possibilidade, o uso do VAR (árbitro de vídeo) na reta decisiva na Série D do Campeonato Brasileiro foi confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em comunicado publicado em seu site oficial, a entidade máxima do futebol nacional especificou a adoção na quarta divisão a partir da etapa de quartas de final.

Segundo a CBF, os custos de operação da ferramenta nas partidas da quarta divisão do Brasileirão serão todos bancados pela confederação. “A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem”, explicou a entidade em nota.

Ao todo, o VAR será implementado em 14 jogos da Série D do Campeonato Brasileiro: oito das quartas de final, etapa em que são definidos os quatro clubes contemplados com o acesso para a terceira divisão nacional; quatro das semifinais; e dois da grande decisão. Além da base do futebol brasileiro, a medida da CBF também abrangerá a fase final da Série C e o segundo turno da Série D

- Continua após a publicidade -

“Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF nas competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, afirma o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.

VAR no DF

Recentemente, o Brasiliense se tornou a primeira equipe do Distrito Federal a atuar em uma partida com o auxílio da arbitragem de vídeo. A estreia aconteceu nas duas partidas finais da Copa Verde, conquistada de forma inédita pelo Jacaré em fevereiro diante do Remo. Na ocasião, a primeira partida da decisão, com mando amarelo, saiu do Serejão para o Estádio Nacional Mané Garrincha.

Durante a definição do campeão da competição regional, o recurso causou bastante reclamação por parte do time paraense. Na partida de ida, o Remo teve um gol anulado por impedimento na derrota por 2 a 1 para o Brasiliense. O lance foi checado e confirmado pelo VAR, mas provocou ira por parte de jogadores da equipe visitante. Na época, o técnico Paulo Bonamigo e o meia Felipe Gedoz questionaram o uso.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P