Futebol e solidariedade andam lado a lado! O Rio Grande do Sul, estado que possui pouco mais de 10 milhões de habitantes, está sofrendo com enchentes. Fortes chuvas deixaram diversos bairros embaixo d’água, com muitas pessoas passando dificuldades. Até o fechamento desta matéria, pouco mais de 100 pessoas morreram na maior tragédia natural do RS. Na onda de assistência e ajuda, o Capital realizou a doação de água para a população gaúcha.
Na manhã desta quinta-feira (9/5), o Tricolor do quadradinho, atual vice-campeão do Candangão, mobilizou o patrocinador master, a Água Mineral Orgânica. Com a convocação do Capital, a empresa realizou a doação de cinco mil garrafas de água de 1,5 e cinco litros. Godofredo Gonçalves, presidente do Coruja, comentou sobre a ajuda para as vítimas das enchentes que afetam as cidades do Rio Grande do Sul.
“Essa é uma forma de o Capital colaborar de alguma forma para amenizar a vida dessas famílias. Sabemos que água potável é um dos itens de primeira necessidade e, felizmente, temos parceiros prontos para nos atender sempre que precisarmos”, comentou o gestor. Além disso, outras 25 mil garrafas foram vendidas a preço de custo para moradores do Distrito Federal que compravam o produto com o intuito de enviá-lo para os desabrigados do Sul.
– Clique e saiba mais
– Candangão Sub-20: Real Brasília bate o SESP e fecha rodada do Grupo A
– Destaque do Gama no Candangão 2024 é contratado pelo Brasiliense
– Capital aceita “empréstimo” e Paulinho Kobayashi retorna ao Ferroviário-CE
“Seguimos acompanhando e torcendo pelo retrocesso da enchente. Caso seja necessário, buscaremos por mais doações desse tipo”, completa. A água está a caminho da base da Força Aérea Brasileira, no Aeroporto Juscelino Kubistchek, onde se junta às arrecadações de outros produtos. A previsão é que nos próximos dias mais um avião siga com esses mantimentos para as cidades afetadas.
Balanço
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as enchentes já deixaram cerca de 100 mortos, quase 400 feridos e mais de 130 desaparecidos. O levantamento mais recente informa que mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas em 425 municípios (85% dos municípios do Rio Grande do Sul). Cerca de 67 mil pessoas estão em abrigos e outras 164 mil tiveram que deixar suas casas.
As chuvas não devem parar. Serviços meteorológicos alertam para previsão de 15 mm de chuvas, ventos fortes que podem passar dos 80km/h e possibilidade de raios na região de Porto Alegre. Segundo o Climatempo, mais do que o volume de chuvas, preocupa a previsão de temporais (chuva forte com raios) e ventos fortes em todo o Estado. Ainda há a possibilidade de mais enchentes no Sul do estado.