Quem quer a liderança, não pode dar nenhuma margem para o azar. E o Capital fez uso desta máxima para não tomar conhecimento do Santa Maria. Na tarde deste domingo (10/3), o Coruja enfrentou a rebaixada Águia no estádio JK, no Paranoá, e venceu con tranquilidade, por 7 x 1. Com o placar, o time tricolor garantiu a ponta da primeira fase do Campeonato Candango no saldo de gols.
O Capital foi dono absoluto da partida. Desde o primeiro minuto, o time da casa tomou a bola para si e ocupou o campo de ataque. Atuando com uma formação de cinco na defesa, incluindo três zagueiros, o Santa Maria ficou entregue e sem condições técnicas de puxar contra-ataques e incomodar o Coruja. Wallace Pernambucano terminou como destaque do jogo, com três gols.
- Empurra-empurra, dedo na cara. Confusões marcam jogo Brasiliense e Capital
- Brasiliense vence de virada e se classifica no Candangão BRB 2024
- Real Brasília e Gama empatam no Defelê pelo Candangão BRB 2024
Primeiro tempo
Ciente da necessidade de vencer com boa margem no placar para não se incomodado na liderança pelo Gama, o Capital fez valer sua superioridade técnica. Diante de um Santa Maria desmobilizado, o Coruja criou as melhores oportunidades e esbanjou chances perdidas nos primeiros 20 minutos, incluindo bolas na trave. Faltava capricho para o time se encontrar com as redes do Estádio JK.
Antes responsável por perder chances, Wallace Pernambucano brigou na área. Na primeira, Isael defendeu. Quando a bola voltou, o camisa nove, mesmo caído, empurrou para o gol. Pouco depois, Marconi recebeu cruzamento preciso na área e, de direita, ampliou a vantagem do Capital para 2 a 0. Nos acréscimos do primeiro tempo, Wallace Pernambucano teve outra chance e não desperdiçou: 3 x 0 de um Coruja absoluto no gramado do JK.
Segundo tempo
Mesmo com o placar encaminhado, o Capital não tirou o pé do acelerador. Modificado para aproveitar a oportunidade de rodar o elenco, o Coruja venceu novamente a barreira de Isael. Deysinho exigiu defesa do camisa 1 e, no rebote, Leozynho empurrou para a meta vazia. Mesmo batido, o Santa Maria ainda fez o de honra. Felipe Guedes errou o passe, Willian mostrou oportunismo e fez a Águia marcar após sete jogos em branco.
Com tempo no relógio, o time tricolor seguiu fazendo a alegria da torcida. Primeiro, Isael fez grande defesa em chute de Quarcoo. Na jogada de escanteio, Wallace Pernambucano fez o terceiro dele na partida. O sexto do agregado foi de Leozynho. O camisa 21 mediu o impedimento e aproveitou lançamento perfeito para colocar a bola na rede. A equipe da casa ainda teve tempo de acertar o travessão, com Quarcoo. Nos minutos finais, Renan Mota fechou placar e a tarde de festa no JK.
O que vem por aí
O Capital voltará suas atenções para as semifinais, que já começam no próximo final de semana. Novamente, o adversário será o Brasiliense, algoz de 2023 nas mesmas semifinais e time que lhe tirou a invencibilidade do Candangão BRB 2024. A diferença, agora, é que a Coruja tem a vantagem de se classificar com o empate no agregado final.
Rebaixado, o Santa Maria terá de recolher os cacos e se reorganizar para a Segundinha de 2025, campeonato difícil e imprevisível. Enquanto o próximo ano não chega, restarão as categorias de base para a águia candanga.
CAPITAL 7
Luan Santos; Weriton, Domingues, Marcelo e Renan Luís; Felipe Guedes, Marconi e Romarinho; Deysinho, Kadu Barone e Wallace Pernambucano.
Técnico: Paulinho Kobayashi
SANTA MARIA 1
Isael; Nathan, Pedro Henrique, David Willian, Alexandre e Rhuan; João Lucas, Thiago Uênis e Teteu; Alessandro e Pedro Henrique.
Técnico: Petrus Ricardo