Por Bruno H. de Moura*
O Ceilândia Esporte Clube protocolou na noite da última quinta-feira (12/3) um documento na Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) relatando que o Capital Clube de Futebol escalou um jogador suspenso na partida da 9ª rodada da competição.
O documento a que a reportagem teve acesso em primeira mão, endereçado ao diretor de futebol da FFDF, relata que o goleiro Cleysson da Silva Santos foi suspenso automaticamente por ter tomado três cartões amarelos nos jogos da 5ª, 7ª e 8ª rodada. O jogador devia ter ficado de fora do duelo da 9ª, mas foi escalado como titular e jogou.
A reportagem do Distrito do Esporte checou as sumulas de todos os jogos do time e, realmente, o atleta recebeu três cartões amarelos e jogou na derrota para o Brasiliense, por 3-1, na 9ª rodada. Segundo o art. 47 do Regulamento Geral de Competições da CBF, Cleysson teria de cumprir suspensão no jogo contra o Jacaré, mas não o fez.
Cartões por reclamação e atrasar o jogo
Na 5ª rodada o Capital empatou em zero a zero com o Real Brasília. Aos 45 da 2ª etapa o goleiro tomou cartão amarelo por reclamar de decisão da arbitragem, motivo 754. O árbitro do jogo foi Emanoel da Silva Ramos.
Súmula 8ª rodada. Reprodução documento
Segundo o Regulamento Geral de Competições da CBF “Terá suspensa a condição de jogo para a partida oficial subsequente da mesma competição, o atleta advertido pelo árbitro a cada série de 3 (três) advertências, com cartões amarelos, independentemente da sequência das partidas previstas na tabela da competição”. Como o goleiro recebeu três cartões, automaticamente, não poderia ter encarado o Jacaré.
Sendo assim, o Capital Clube de Futebol está sujeito a perda de três pontos e multa de até R$ 100.000,00, conforme o art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.
Capital embola briga pela vaga nas quartas e entra na contra o rebaixamento
Com uma campanha irregular comparado ao ano passado, a Coruja pode deixar a briga pela vaga à segunda fase e entrar na contra o rebaixamento. Com 11 pontos, o time ocupa a 7ª posição no torneio. Caso perca os 3 pelo TJD/DF cairá para 9ª colocação, com 8 pontos.
Com mais 6 em disputa, o time chegaria, ao máximo, aos 14 pontos. Porém, Luziânia e Ceilândia com 8 e Unaí com 7 pontos entrariam de vez na briga pela 7ª e 8ª vaga nas quartas-de-final. O Sobradinho, com 13 pontos, desgarrou do pelotão.
Do outro gume da adaga, Ceilandense com 2 e Paranoá com 1 estariam a 6 e 7 pontos, respectivamente, atrás do Capital. Assim, ambas as equipes, que se enfrentam na 11ª rodada, teriam chances matemáticas de escapar da degola. O Capital encara o Unaí amanhã, às 16h, no Mané Garrincha. Na última rodada recebe o Sobradinho em estádio a definir.
Ceilândia afirma que não denunciou para se beneficiar.
Em contato com a reportagem, o presidente do Ceilândia, denunciante, Ari de Almeida, afirmou que a denúncia não foi feita para tirar proveito da situação, mas que é praxe da equipe fazer um giro nas súmulas, toda semana.
“O mais grave da situação é que o departamento técnico da FFDF tinha que tirar os pontos direto e deixar o Capital correr ao TJD/DF. Mas não, faz o processo ao inverso. Federação recebe a denúncia, vê que está errado, vê que o atleta tomou os cartões amarelos e manda pro tribunal. Então esse negócio que deixa a gente preocupado às vezes né?!”
Segundo Ari, a conduta foi feita contra outros times e que seria responsabilidade da federação perceber o erro. “Já fizemos isso na primeira rodada contra o Unaí. A única coisa que a gente não se conforma é que a FFDF não dá as providências de imediato. Tem de passar para o Tribunal tomar a decisão.”
A reportagem procurou a secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal para saber se a denúncia já chegou ao órgão. Segundo a entidade, a denúncia foi recebida na procuradoria, mas ainda não houve envio da denúncia. Também se contatou a assessoria de imprensa do Capital que irá averiguar e se manifestar sobre o ocorrido.
[…] e saiba mais: – Capital é denunciado por escalação irregular de jogador – Árbitro protocola documento na FFDF onde diz ter trocado amarelado do […]
[…] Clique e leia mais: – FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes – Após reunião, Candangão pode voltar dia 18 de julho – Capital escalou jogador suspenso e pode perder pontos no Candangão […]