O Coruja trucidou o Galo do Planalto! Na tarde de domingo (4/2), o Capital recebeu o Planaltina no Estádio JK, o ninho do Coruja. Brigando pelas primeiras colocações do Candangão BRB 2024, os donos da casa impuseram o ritmo da partida e venceram por 4 a 0. O resultado positivo deixa o Capital na vice-liderança do Campeonato Candango com 10 pontos, somente dois atrás do Ceilândia. Já o Planaltina está na zona de rebaixamento da competição.
O Capital começou arrasador no Estádio JK. Em 16 minutos, o Tricolor do quadradinho marcou três gols com Deizinho e Jailson (2x). O ímpeto do Coruja continuou e mais gols poderiam ter saído na primeira etapa, inclusive do Planaltina. Porém, o Galo do Planalto esbarrou no goleiro Luan. O segundo tempo começou do mesmo jeito, com o Capital pressionando. Renan Mota, que entrou no intervalo, deixou o dele. Na sequência da segunda etapa, a rede não balançou.
Capital marca três em 16 minutos
O confronto no Estádio JK começou bastante movimentado. O time da casa tratou de pressionar o adversário desde a saída de bola. A primeira finalização aconteceu com 42 segundos de jogos. Depois de escanteio cobrado para a entrada da área, Jailson bateu de primeira, mas acabou isolando a bola para fora do estádio. Nos minutos seguintes, Lucas Oliveira e Romarinho tentaram abrir o placar, mas acabaram finalizando para fora. Com seis minutos no relógio, o placar foi aberto.
Depois de boa jogada pelo lado esquerdo, Jailson deu ótimo passe para Romarinho, o camisa número 10 rolou para dentro da pequena área, Deizinho só tocou para o fundo da rede, 1 a 0. O Capital continuou em cima do Planaltina e quase marcou o segundo aos 12, mas Johnny defendeu com o pé e ainda viu a bola explodir na trave esquerda. Na sequência, Jailson marcou o segundo gol do Coruja.
Depois de tiro de meta cobrado pelo Galo do Planalto, os donos da casa recuperaram a bola no meio de campo e Jailson carregou até a área, deixou dois no chão e bateu para o fundo da rede, 2 a 0. Três minutos depois, saiu o terceiro. Depois de boa trama no sistema ofensivo, Romarinho rolou para dentro da área e Jailson bateu para o gol, sem chances para Johnny, 3 a 0.
Depois de um começo arrasador para o Capital, o Planaltina quase diminuiu aos 25 minutos. Depois de cobrança de escanteio pelo lado direito, Tonhão subiu alto no segundo pau e testou firme para o gol, a bola tirou tinta da trave esquerda de Luan. O jogo ficou morno com o passar do tempo e mais concentrado no meio de campo. Com a desvantagem no placar, o Planaltina tentava construir boas jogadas, mas acabava cruzando demais na área tentando encontrar Léo Lopes.
O Galo do Planalto teve duas oportunidades em sequência para diminuir o marcador. Aos 36′, Frank arriscou de fora da área e Luan fez bela defesa e jogou a bola para fora. Em seguida, depois de escanteio cobrado, a redonda sobrou do outro lado para Frank, que cruzou na área, Wesley Ceifador cabeceou e a pelota foi desviada para linha de fundo. Aos 47′, Rafael Diniz encerrou o primeiro tempo.
– Clique e saiba mais
– Pelo Carioca, Botafogo abre 2 a 0, mas Nova Iguaçu empata no fim
– Romarinho e Clemente bailam e Ceilândia goleia fácil o Santa Maria
– ”Tem que ganhar do Gama”: Torcida do Brasiliense cobra time após empate
Capital controla o jogo e garante a vitória
O segundo tempo começou muito parecido com o início da partida. O Capital tomou as rédeas e começou pressionando o Planaltina. O gol saiu logo aos quatro minutos de partida. Depois de cruzamento na área e Wallace Pernambucano desperdiçar a finalização, a bola sobrou para Marconi, que rolou a bola para o meio da área. Na altura do pênalti, Renan Mota pegou de primeiro e mandou para o fundo da rede, 4 a 0.
Minutos depois, Deizinho testou o goleiro Johnny, que encaixou a cabeçada do atacante. Com quatro gols no placar, Paulinho Kobayashi resolveu tirar Jailson, que marcou dois gols na partida, e colocou Leozinho. O atacante teve a oportunidade de balançar as redes aos 18 minutos, depois de deixadinha de Wallace Pernambucano dentro da área para o camisa 17, porém, a finalização do dianteiro acabou explodindo na defesa adversária.
Aos 24′, Leozinho recebeu ótimo lançamento pelo lado esquerdo do campo, carregou um pouco a pelota e mandou um balaço para o gol, a bola passou rente a trave esquerda de Luan. Minutos depois mais uma alteração de Paulinho Kobayashi chamou a atenção. Wallace Pernambucano saiu para a entrada de Rian, destaque do Capital na Copinha da atual temporada. Mais tarde, quase um gol antológico no Estádio JK.
Após saída errada de bola, Renan Mota arriscou por cobertura da intermediária ofensiva do Capital, Johnny se esticou todo e evitou um golaço. Aos 33′, outra vez o goleiro do Planaltina salvou a equipe. Depois de boa jogada pela direita, o arqueiro salvou uma finalização da entrada da área, na sequência, Marconi chegou batendo e a defesa do Planaltina tirou. O Galo do Planalto respondeu na sequência.
Ícaro arriscou da entrada da área e Luan espalmou para fora e impediu o tento do clube visitante. Querendo o quinto gol, o Capital respondeu em seguida, com Leozinho, mas no passe final, a defesa do Planaltina tirou para longe. Aos 40′, quase o primeiro do Galo do Planalto, mas Carangas mandou a bola na trave após desvio na pequena área. Nos acréscimos, Luan salvou mais uma vez o Capital. Sem mais oportunidades para os dois lados, Rafael Diniz encerrou a partida a0s 48 minutos.
O que vem por aí
A próxima rodada do Candangão BRB 2024, a quinta da competição local, será disputada no meio de semana, devido ao feriado de carnaval. Ambas as equipes voltam a campo na quinta-feira (8/2). No Estádio JK, casa do Coruja, o Capital recebe o Ceilândia, em jogo direto pela liderança do certame, às 15h30. No mesmo horário, o Planaltina recebe o Samambaia em estádio que ainda será definido pela Federação de Futebol do DF. Provavelmente a praça esportiva será o Rorizão.
Capital 4
Escalação: Luan Santos; Éverton Silva, Lucas Oliveira 🟨(Domingues), Éder Lima e Renan Luis; Felipe Guedes, Marconi e Romarinho (Renan Mota ⚽); Jailson ⚽⚽ (Leozinho), Deizinho ⚽(Deivão) e Wallace Pernambucano (Rian).
Técnico: Paulinho Kobayashi
Planaltina 0
Escalação: Johnny; Roberth 🟨, Tonhão, Sho Imai (Wandinho) e Jackson Olivença (Honorato); Alê, Juninho Arinos 🟨 e Ícaro; Wesley Ceifador (Índio), Frank e Léo Lopes.
Técnico: Hugo Pilo