16.5 C
Brasília
quarta-feira, 15 de maio de 2024

Candangão 2024: Conselho Arbitral define todos os detalhes da competição

Reunião com os dez clubes participantes define assuntos relacionados ao Candangão 2024. Competição inicia em 13 de janeiro e finaliza em 6 ou 7 de abril

- Continua após a publicidade -

O Campeonato Candango de Futebol 2024 iniciou na manhã desta terça-feira (7/11) com o Conselho Arbitral. Em reunião no Lago Sul, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e os dez clubes participantes da elite do futebol candango, decidiram todos os detalhes da competição. A primeira divisão do Candangão terá bola rolando a partir de 13 de janeiro de 2024, com previsão de término em 6/7 de abril de 2024.

Conforme calendário de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a primeira divisão iniciará em 13 de janeiro de 2024. O campeonato tem previsão de término em 6 ou 7 de abril. Todos os confrontos serão aos fins de semana, exceto a quinta rodada, que antecede o Carnaval, e ocorrerá durante a semana. Todos os cartões serão zerados ao fim da primeira fase do campeonato.

As inscrições dos atletas poderão ser feitas até o último dia útil que antecede o primeiro jogo da semifinal do certame. O mandatário da FFDF, Daniel Vasconcelos, ressaltou o número mínimo de jogadores por partida: 16. Os dez clubes definirão os respectivos mandos, mas Paranoá com o Defelê, Samambaia com Rorizão, Brasiliense com Serejão, Capital com o estádio JK e Ceilândia com Abadião são algumas das equipes que confirmaram as praças esportivas.

- Continua após a publicidade -

O secretário de esportes, o deputado Júlio César Ribeiro, prometeu mais estádios em futuro próximo. “Em 2024, teremos mais um estádio para a disputa, o Bezerrão. Nosso foco é ampliar o número para 2025 com a reforma do estádio do Sobradinho (Augustinho Lima) e o do Planaltina (Adonir Guimarães)”. O político também ofereceu auxílio às equipes que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior. “Eu já me programei para auxiliar os clubes que irão à Copinha 2024. Caso queiram ajuda, o Compete estará à disposição para o transporte terrestre dos clubes candangos”.

Ausências no Conselho Arbitral

O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, agradeceu os representantes dos clubes e a imprensa presente, mas uma ausência foi sentida na assembleia. O Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF), não compareceu à reunião que definiu todos os assuntos relacionados à competição de elite do futebol candango.

Regulamento da competição

O formato de disputa segue o mesmo da última edição: as dez equipes se encontram em turno único, com os quatro primeiros colocados se classificando à semifinal da competição. Os dois últimos serão rebaixados à Segunda Divisão do Candangão. Os cinco primeiros colocados da edição de 2023 farão cinco jogos em casa e quatro fora, enquanto os cinco últimos inverterão os mandos, cinco fora e quatro como mandante.

No sorteio realizado, a primeira rodada terá Gama x Planaltina, os últimos semifinalistas da competição Paranoá x Capital, Real Brasília x Ceilândia, Brasiliense x Ceilandense e por fim, Santa Maria x Samambaia. O clássico entre Brasiliense e Gama ocorrerá na quinta rodada da primeira fase com mando alviverde. Esta rodada será a única disputada no meio de semana, pois antecederá o Carnaval.

Rodada inaugural do Candangão (13 ou 14 de janeiro de 2024)

Gama x Planaltina
Paranoá x Capital
Real Brasília x Ceilândia
Brasiliense x Ceilandense
Santa Maria x Samambaia

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P