Por Bruno H. de Moura
O Campeonato Candango de 2020 chegará aos televisores dos brasilienses em um novo canal. Após o término do contrato com a Rede Globo, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) assinou na tarde desta quarta-feira (13/11) com a TV Brasília, afiliada da Rede TV! na capital federal. A emissora levou a melhor sobre uma série de concorrentes que haviam sinalizado interesse em assumir a transmissão da principal competição de clubes do esporte local.
Segundo apuração da equipe de reportagem do Distrito do Esporte, a TV Brasília levará os jogos do Candangão ao público nas tardes de sábado. Porém, a emissora não conseguirá transmitir as rodadas que acontecerem nos meios de semana por falta de espaço na grade horária. No contrato, também ficou definido que os clubes participantes do torneio local poderão transmitir em seus veículos oficias – youtube, facebook, twitter – todas as partidas que ficarem fora da grade de programação da Rede TV.
Inicialmente, o contrato entre a TV Brasília e a FFDF para transmissão do Campeonato Candango será válido por duas temporadas (2020 e 2021). Com isso, encerra-se a exclusividade que a Rede Globo tinha no futebol local. A emissora carioca possuía o produto há seis anos, mas perdeu credibilidade com clubes e a mandatária do esporte no Distrito Federal por não transmitir as partidas, levando ao público, quando muito, os jogos das partidas finais do torneio.
TV Brasília despontava como favorita
Em especial veiculado no mês de outubro, o Distrito do Esporte antecipou que a TV Brasília despontava como uma das grandes favoritas ao lado da Record. A apuração com fontes próximas à diretoria do canal indicou que o diretor da emissora, Patrício Macedo, estava bastante animado com a possibilidade de transmitir o Candangão. Os excelentes números da transmissão da Corrida de Reis, que chegou a bater a Globo na audiência, animaram os manda chuva da emissora.
O canal, conhecido pelo policialesco do almoço DF Alerta, está tentando mudar o foco da emissora. O programa, que já chegou a durar 1h30 por dia, perdeu 30 minutos para o jornalismo mais padronizado do Jornal Local. Além disso, o CB Poder, parceria entre TV Brasília e Correio Braziliense, ganhou 15 minutos em duração e ainda uma reprise às 18h. A ideia é melhorar a imagem do canal com mercado publicitário e ampliar os investimentos na emissora. A cobertura esportiva seria uma dessas saídas.
Que Notícia boa! Tem que atrair o público para o Candangão nos estádios nos Próximos anos.
Novas gerações, novos conceitos. Sou daqui quero ver o futebol da casa e não o de fora. O qual aquele outro canal nos empurra goela abaixo.
[…] Clique e saiba mais: – Clubes não terão cota fixa em contrato com a TV Brasília; Entenda – Veja planos e temores da TV Brasília para cobrir o Candangão – TV Brasília assina para transmitir Candangão até 2021 […]