Por João Marcelo
No primeiro dia de treinos após o governador Ibaneis Rocha autorizar o retorno das atividades dos clubes de futebol do Distrito Federal, o Brasiliense contou com uma baixa, o zagueiro Rafael Donato. O defensor e o clube acertaram a rescisão nesta segunda-feira (29/6), já publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Jacaré agora conta com quatro opções na zaga.
O zagueiro foi contratado pelo clube candango em novembro do ano passado, visando as competições na atual temporada. O atleta vestiu a camisa amarela em sete oportunidades, somando as duas competições em que o Brasiliense disputou neste ano, Candangão (em andamento) e Copa do Brasil (clube candango já eliminado). Com a saída, o técnico Márcio Fernandes terá Badhuga, Bruno Oliveira, Preto Costa e Naylhor como opções no sistema defensivo.
Ainda sem clube de destino, Rafael Donato, atualmente com 31 anos, começou sua carreira no Botafogo, clube alvinegro carioca, nas categorias de base. Ainda jogou na base do Palmeiras e no Audax Rio-RJ, quando se profissionalizou. Do clube carioca, seguiu rumo ao Bahia, depois Cruzeiro, Criciúma e Joinville, antes de se transferir para o clube português União Madeira. Antes de desembarcar no Distrito Federal, ainda vestiu a camisa do Al-Kawkab, equipe da Arábia Saudita.
Treinos autorizados
Depois de ser notificado, na última sexta-feira (26/6), pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por descumprir recomendações de não realizar treinamentos, o Jacaré voltou hoje (29/6) aos treinamentos, dessa vez com consentimento do Governo do Distrito Federal (GDF). O Decreto do governador Ibaneis Rocha autoriza a retomada de treinos dos clubes de futebol do DF, desde que sejam feitos os testes do coronavírus de forma semanal.
Clique e saiba mais
– FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes
– MPDFT notifica clubes do DF que estão treinando durante pandemia
– Brasiliense registra primeiro caso de Covid-19 entre atletas do DF
– GDF publica decreto liberando treinos de clubes no Distrito Federal