O centro da capital federal será movimentada mais uma vez por raquetes e bolas de tênis! Depois da realização da Brasília Champions, a Arena BRB receberá o ENGIE Open – ITF W80, torneio feminino de tênis. A competição iniciou nesta segunda-feira (7/8), com a final do qualifying na quadra central entre Ani Vangelova, da Bulgária, e a brasileira Luana Plaza. Neste dia 7 de agosto, Carol Meligeni, número três do Brasil, estreia no torneio.
Sobrinha do grande ex-tenista Fernando Meligeni, o Fininho, Carol atualmente está na posição 261 do ranking da WTA, que conta com as atletas da categoria feminina. Ela entra em quadra às 18h, diante de Cadence Brace, canadense de apenas 18 anos. A entrada na Arena BRB é gratuita. Antes de sua estreia na capital federal, Carol Meligeni projetou o confronto diante da jovem tenista do Canadá.
“Estou animada para o hoje de amanhã (segunda). Nunca joguei contra essa adversária, mas venho trabalhando bem. As condições aqui são diferentes, a bola anda mais, mas consegui treinar bem esses dias e me adaptar. Espero fazer um bom jogo, competir bem e aproveitar mais essa semana de torneio no Brasil”, afirmou Carol, que é a única brasileira a estrear na chave principal nesta segunda.
O torneio reúne tenistas de 13 países, entre elas, as brasileiras Laura Pigossi – que no domingo ganhou um torneio em Feira de Santana (BA) -, Carol Meligeni, Gabriela Cé, Ana Candiotto, Olívia Carneiro, Carolina Boherer, Luisa Fullana e Luana Plaza. Vale lembrar que Laura Pigossi conquistou medalha de bronze na última Olimpíada, disputada em Tóquio, no Japão. Na ocasião, a tenista, juntamente com Luisa Stefani, viraram para cima das russas e subiram ao pódio.
– Clique e saiba mais
– Série D: profissionais do Ceilândia comemoram classificação
– Na busca pelo acesso, torcida do Ceilândia faz a festa no Abadião
– Infiltrado ameaça diretoria do Gama com arma de fogo durante clássico
ENGIE Open – ITF W80 tem qualifying no domingo
No último domingo (6/8), foi dada a largada para o qualifying, que completará a chave principal com mais oito vagas. E quatro brasileiras venceram seus jogos e fazem a final nesta segunda: Rebeca Pereira, Luana Plaza, Georgia Gulin e Julia Konishi. As finais começaram na manhã desta segunda-feira (6/8). Às 10h, Luana Plaza venceu Ani Vangelova-BUL por 2 sets a 1 (6/1, 5/7 e 6/3). Em seguida, Miriana Tona-ITA derrotou Georgia Gulin-BRA por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1).
Outras quadras da Arena BRB receberam outras finais do qualifying. A paraguaia Ana Paula de los Rios perdeu para Gabriella Price, dos Estados Unidos, por 2 sets a 0. Depois, a brasileira Rebeca Pereira foi eliminada pela alemã Jasmin Jebawy, da Alemanha. Encerrando os confrontos da manhã, Haley Giavara, dos Estados Unidos, eliminou sua compatriota Zoe Hitt, também por 2 sets a 0.
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) também concedeu os quatro wild cards (convites) para a chave principal para Ana Candiotto, Olívia Carneiro, Carolina Bohrer Martins e Luisa Fullana. Com isso, o Brasil tem até agora – sem a definição do quali – sete representantes em busca do título do maior torneio profissional feminino realizado no país. As convidadas se juntam à Laura Pigossi – campeã do ENGIE Open – ITF W60 de Feira de Santana no último sábado -, Carol Meligeni e Gabriela Cé.
Programação desta segunda-feira (7/8) – ENGIE Open – ITF W80
Quadra Central
10h
Final do quali – Ani Vangelova (BUL) 1 vs 2 Luana Plaza (BRA)
A seguir
Final do quali – Miriana Tona (ITA) 2 vs 0 Georgia Gulin (BRA)
Não antes das 12h
Final do quali – Clara Vlasselaer (BEL) vs Varvara Lepchenko (USA)
Não antes das 15h
Michaela Laki (GER) vs Julia Riera (ARG) [2]
Não antes das 18h
Carolina Meligeni (BRA) vs Cadence Brace (CAN)
Quadra 4
10h
Final do quali – Ana Paula de los Rios (PAR) [7] 0 vs 2 Gabriella Price (USA) [10]
A seguir
Final do quali – Jasmin Jebawy (GER) vs Rebeca Pereira (BRA)
Não antes das 15h
Leolia Jeanjean (FRA) [5] vs Maria Fernanda Herazo (COL)
Quadra 5
Final do quali – Yuliana Monroy (COL) vs Ana Grubor (CAN)
A seguir
Final do quali – Haley Giavara (USA) 2 vs 0 Zoe Hitt (USA)
Não antes das 12h
Final do quali – Noelia Zeballos (BOL) vs Julia Konishi (BRA)
Não antes das 15h
Natalija Stevanovic (SRB) [3] vs Katarina Kozarov (SRB)
Carbono Zero – O ENGIE Open de Tênis – ITF W80 de Brasília é um evento carbono neutro. A compensação das emissões dos gases de efeito estufa geradas pelas atividades de montagem e operação da competição será feita a partir do uso de créditos de carbono de projetos certificados pela Organização das Nações Unidas – ONU.
A compensação é um oferecimento da ENGIE Brasil Energia, empresa líder em geração de energia renovável no país, que dá nome ao torneio e é patrocinadora oficial da CBT. Desde o início da parceria, no começo de 2023, a companhia tem promovido a sustentabilidade nos eventos do esporte que acontecem em diferentes regiões do país.
O ENGIE Open – ITF W80 de Brasília tem o patrocínio de ENGIE Brasil Energia e do Banco BRB, patrocinador Máster do Tênis Brasileiro, e apoio do Comitê Olímpico do Brasil. Realização: Instituto Brasil Sapiens, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal. Chancela: Federação Internacional de Tênis (ITF) e Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Apoio: Arena BRB.