22.5 C
Brasília
quarta-feira, 15 de maio de 2024

Brasília fica à frente na corrida para sediar clássico Brasil e Argentina

O palco da partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 deve ser definido nas próximas semanas pela CBF; Mané Garrincha tem preferência

- Continua após a publicidade -

Uma disputa ferrenha entre Brasília e Manaus vem acontecendo nos bastidores para decidir qual cidade e estádio terá a honraria de sediar o clássico entre Brasil e Argentina, pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Entretanto, a capital federal parece ter aberto vantagem na corrida para o jogo ocorrer no Estádio Nacional Mané Garrincha. Fontes destacam boa chance de a negociação ter um final feliz.

A primeira opção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) era a Arena da Amazônia, em Manaus, devido à curta distância entre a capital amazonense e a Colômbia, palco do jogo antecedente da Seleção nas eliminatórias, contra os donos da casa. Entretanto, a Associação de Futebol da Argentina (AFA) pediu de alteração por questões logísticas. Na rodada anterior, a atual campeã do mundo enfrenta o Uruguai, em Buenos Aires, e precisaria cruzar boa parte do território brasileiro para desembarcar no norte do país.

A AFA apresentou, ainda, outro argumento à FIFA e Conmebol: preocupação com segurança. A última partida entre as seleções, na Neo Química Arena, em setembro de 2021, foi interrompida aos cinco minutos devido à problemas na entrada da delegação argentina no território brasileiro, ainda devido às medidas de segurança da Covid-19. A partida foi considerada incompleta.

- Continua após a publicidade -

A preocupação foi acatada pelas organizações, entendendo a rivalidade e o clima tenso entre os arquivais sul-americanos que, de fato, mereciam atenção redobrada. Nos primeiros dias de agosto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou vistorias no Mané Garrincha para verificar as condições da arena. A entidade pediu alguns ajustes no estádio, mas tem o jogo da Seleção Brasileira feminina, contra o Chile, em julho, um exemplo da capacidade de Brasília para receber jogos do time tupiniquim.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues decidiu colocar todas as partidas das Eliminatórias em estados diferentes. Na última edição da corrida pela Copa, a Seleção mandou três jogos na Neo Química Arena, à pedido do ex-técnico Tite. Segundo o Correio Braziliense, as negociações para o maior estádio do DF sediar a partida estão avançadas a mais de duas semanas e restam apenas detalhes burocráticos para a confirmação. O Distrito do Esporte confirmou a informação na tarde desta quinta-feira (24/8).

A última vez que a capital federal recebeu a Seleção Brasileira foi na abertura da Copa América de 2021, quando derrotou a Venezuela por 3 a 0. Na mesma competição, a Argentina, que acabara sendo campeã daquele torneio, eliminou a Colômbia nas semifinais no Estádio Mané Garrincha, se classificando para a final continental. O Brasil inicia a caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026 contra a Bolívia, no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará, em 8 de setembro.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Manaus é a cidade ideal, principalmente pela questão logística, jogarão o jogo anterior ao lado de Manaus, além do que a cidade já foi palco de BrasilxColombia, BrasilxUruguai, foi a MELHOR SEDE da copa 2014, estamos no Brasil, AFA nao manda aqui não

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P