14.5 C
Brasília
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Brasil e Peru se reencontram na Copa América após goleada na fase de grupos

Confronto desta segunda-feira (05/07) entre as seleções, válido pelas semifinais, é repleto de coincidências

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo, direto do Rio de Janeiro

A primeira segunda-feira de julho reserva uma grande partida para os amantes do futebol sul-americano. Às 20h (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, Brasil e Peru vão fazer a primeira semifinal da Copa América. Com boas campanhas na fase de grupos, as seleções irão se enfrentar mais uma vez nesta edição do torneio. O primeiro confronto foi uma goleada brasileira, mas o segundo jogo – valendo uma vaga na final da competição de seleções – promete ser mais disputado.

Brasil e Peru compuseram o mesmo grupo. Ao lado das seleções, Colômbia, Equador e Venezuela também tentavam a classificação e apenas a seleção venezuelana não conseguiu avançar. Pela segunda rodada, em 17 de junho, as semifinalistas de hoje fizeram um confronto equilibrado, mas no segundo tempo – na etapa inicial Alex Sandro já havia marcado – a seleção canarinho marcou por três vezes (Neymar, Éverton Ribeiro e Richarlison) e encaminhou a liderança do grupo, que não foi mais perdida.

- Continua após a publicidade -

Essa foi a única derrota peruana na competição. Após a partida, o Brasil ainda venceu Colômbia por 2 a 1 e terminou a fase de grupos empatando em 1 a 1 com o Equador. Já o Peru percorreu um caminho parecido: venceu a Colômbia pelo mesmo placar e empatou com a seleção equatoriana, mas por 2 a 2. Ainda venceu por 1 a 0 a Venezuela. Nas quartas, a seleção brasileira passou pelo Chile pelo placar de 1 a 0 e os peruanos empataram em 3 a 3 com o Paraguai no tempo normal e venceram nos pênaltis por 4 a 3.

Coincidências com a última edição da Copa América

Em 2019, Brasil e Peru também estiveram na mesma chave na Copa América, o Grupo A. Assim como a atual edição, a seleção brasileira goleou os peruanos. Porém, o placar foi ainda mais largo: 5 a 0. Àquela época, os gols foram marcados por Casemiro, Roberto Firmino, Éverton Cebolinha, Daniel Alves e Willian. Destes, apenas os dois últimos não foram convocados pelo técnico Tite e portanto, não estarão na partida desta segunda-feira, 5 de julho.

Outra coincidência é sobre o reencontro na fase final da competição. Há dois anos, as seleções fizeram a final da competição, diferentemente da edição deste ano, que será a semifinal. O Brasil acabou levando a melhor e venceu o torneio por 3 a 1. Éverton Cebolinha, Gabriel Jesus – não poderá enfrentar a seleção peruana por cumprir suspensão após a expulsão no jogo contra o Chile – e Richarlison marcaram para a seleção brasileira, e Guerrero descontou para os peruanos.

Por fim, uma semelhança entre as edições envolve a arbitragem escolhida para o confronto. Em 7 de julho de 2019, final da Copa América 2019, o árbitro escalado para apitar o confronto foi o chileno Roberto Tobar. Quase dois anos depois, Tobar será mais uma vez responsável por administrar o confronto entre as seleções. Christian Schiemann e Claudio Rios, também chilenos, serão os auxiliares, e o venezuelano Alexis Herrera como quarto árbitro, estarão junto de Tobar nesta segunda-feira, assim como em 2019.

Prováveis escalações

BRASIL
Éderson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão, Renan Lodi; Casemiro, Fred, Lucas Paquetá; Neymar, Roberto Firmino e Richarlison.

PERU
Gallese; Corzo, Araujo, Callens, Abram, Marcos López; Yotún, Tapia, Cueva; Raziel Garcia e Lapadula.

Suspensos: Gabriel Jesus (Brasil) e Carrillo (Peru)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P