Por João Marcelo e Danilo Queiroz*
O Campeonato Candango de 2020 vai ter time com nomenclatura nova. E não estamos falando de mais uma troca de equipes, como recentemente aconteceu com a mudança entre os mineiros Paracatu e Unaí. A partir da próxima temporada, o Real vai incluir o nome da capital federal em seu registro, passando a ser chamado oficialmente de Real Brasília Futebol Clube.
A mudança era um desejo dos gestores do clube desde a fundação da equipe em 2016. Porém, um detalhe ofuscou a vontade do Real. À época, o Brasília Futebol Clube ainda estava figurando na primeira divisão e houve um receio de confusão de identidade, o que acabaria atrapalhando no “reconhecimento” da nova agremiação entre os torcedores candangos.
Com o Colorado fora de destaque nas últimas temporadas (o avião ainda não conseguiu retornar à primeira divisão do Campeonato Candango), a ideia voltou ao imaginário dos dirigentes e o aurianil decidiu colocar o plano em prática e a partir de 2020 passará a se chamar Real Brasília. A mudança também será implementada no escudo da equipe, que também registrará a troca.
Em suas redes sociais oficiais, o Leão do Planalto deu um “spoiler” da nova fase e publicou uma foto das costas do seu uniforme de treinos com a inscrição Real Brasília. A modificação da nomenclatura será oficializada em um evento que será realizado em 10 de dezembro. A ocasião também marcará a apresentação oficial dos novos uniformes e escudo da equipe e a apresentação do elenco para o Candangão 2020.
Sede do clube já viu possível modelo de escudo
Como o plano inicial da inauguração do aurianil era se chamar Real Brasília, alguns espaços da sede do Leão do Planalto já foram decorados com o escudo contendo a nomenclatura que passará a ser utilizada na próxima temporada. Entretanto, ainda não há a confirmação se o mesmo desenho que consta no local será replicado nos emblemas oficiais do clube. O segredo acabará em 10 de dezembro.
* Com colaboração do jornalista Pedro Breganholi