26.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Árbitros do Distrito Federal participam de pré-temporada no RJ

Sávio Pereira Sampaio e Lehi Sousa Silva estão juntamente com outros 52 árbitros e assistentes no Rio de Janeiro. Pré-temporada é organizada pela CBF e pela Comissão de Arbitragem

- Continua após a publicidade -

Na última segunda-feira (1/4) aconteceu o pontapé inicial na pré-temporada de árbitros de elite. Toda a preparação acontece no Rio de Janeiro e é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Comissão de Arbitragem. Ao todo, 54 árbitros selecionados (entre principais e assistentes) estão participando dos treinamentos e palestras. Entre eles estão dois profissionais do Distrito Federal.

O experiente Sávio Pereira Sampaio, de 38 anos, é um dos representantes da capital na pré-temporada. Neste ano, além de apitar o Candangão BRB 2024, o juiz participou de três jogos a nível nacional: Remo x Amazonas, Porto Velho x Anápolis  Manauara x Retrô. O último confronto apitado por Sávio foi na segunda quinzena de março, quando trabalhou no encontro entre paraenses e amazonenses pelas quartas de final da Copa Verde.

Juntamente com Sávio Pereira Sampaio está o árbitro assistente Lehi Sousa Silva, de 34 anos. O profissional é um dos bandeirinhas que mais atuam dentro do Distrito Federal e, assim como Sávio, trabalhou também em partidas fora do quadradinho: Porto Velho x Remo, Porto Velho x Anápolis, Remo x Amazonas e Amazonas x Remo. O último jogo de Lehi dentro do DF foi no confronto de ida da semifinal entre Gama e Ceilândia.

- Continua após a publicidade -

A pré-temporada organizada pela CBF e Comissão de Arbitragem envolve aulas durante todo o dia, além da preparação física e palestras, envolvendo árbitros, assistentes e profissionais do VAR dos diversos estados e mais o Distrito Federal. A primeira grande palestra será nesta terça-feira (2/4) e envolve manipulação de resultados e primeiros socorros. Toda essa preparação no Rio de Janeiro será realizada até a próxima sexta-feira (5/4).

Os treinos no campo serão realizados no Clube da Aeronáutica (CAER), com a condução de  instrutores da CBF (Alício Pena, Hilton Coutinho, Emerson Carvalho, Regildênia Moura e Ricardo Marques) e de outras federações (Vidal Cordeiro-BA, Marrubson Freitas-DF, Antônio Pereira-GO, Anderson Gonçalves-PR, Leandro Vuaden-RS, Kleber Gil-SC, Patricio Loustau-SP e Adriano Carvalho-TO).

– Clique e saiba mais
Brasiliense contrata Luxemburgo do Interior para a Série D
CBF divulga tabela detalhada da Série A3 do Brasileirão Feminino
Barca amarela! Brasiliense deve dispensar atletas antes da Série D

Árbitros brasileiros em curso na CBF
Foto: Jailson Marconne/CBF

Na noite desta segunda-feira (1/4), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, participou da abertura da pré-temporada dos árbitros de elite do futebol brasileiro. Ele comentou sobre o objetivo de juntar 54 árbitros e promover uma série de palestras, aulas e atividades físicas para os profissionais. Na próxima semana, outros 54 árbitros participarão da segunda turma do “curso”.

“A pré-temporada é muito importante. Assim como os atletas, os árbitros precisam de treinamentos. A CBF tem sido a confederação que mais tem investido na qualificação da arbitragem, que conta com uma comissão muito bem preparada comandada pelo Wilson Seneme. Sei que já avançamos muito, mas ainda não estamos satisfeitos com os avanços que tivermos. A gente tem que ter um arbitragem que possa ser padronizado, que interprete igual, já que as regras são as mesmas”, afirmou o presidente da CBF.

“Espero que possamos ter um ano diferente do que aconteceu em 2023, que teve muitas reclamações de arbitragem. Ninguém acerta 100 %, mas a gente sabe que muitas reclamações tiveram fundamentos. E exatamente essas que tinham fundamentos que têm que ser realmente bem trabalhadas nesta pré-temporada para que não sejam repetidas”, completou Ednaldo Rodrigues.

Presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme também comentou sobre a pré-temporada. “O curso é extremamente importante. O presidente Ednaldo Rodrigues falou coisas bastante importantes e diretas do que ele viu, da melhoria que a arbitragem precisa para esse ano de 2024. Os árbitros estão conscientes disso. Sabem pela autocrítica do time arbitragem o que a gente fez de bom e o que a gente fez de ruim”.

Alagoas

José Ricardo Laranjeira
Marcio Oliveira

Bahia

Alessandro Rocha

Ceará

Magno Cordeiro
Marcelo de Lima

Distrito Federal

Sávio Sampaio
Lehi Silva

Espírito Santo

Arthur Rabelo
Diorgenes Padovani

Goiás

Arthur Morais
Elmo Cunha
Fabrício Vilarinho

Mato Grosso

Fernanda Kruger

Mato Grosso do Sul

Paulo Salmazio

Minas Gerais

Felipe Lima
Felipe Alan
Marco Fazekas
Michel Patrick
Vinicius Amaral

Paraíba

Afro Rocha

Pernambuco

Gilberto Castro
Paulo Belence

Paraná

Adriano Milczvski
Kleber Ariel
Lucas Torezin
Victor Imazu

Rio de Janeiro

Alex Stefano
Carlos Braga
Luiz Regazone
Paulo Renato
Philip Bennett
Thiago Farinha
Yuri Ellino

Rio Grande do Norte

Caio Max

Rio Grande do Sul

Lucas Horn
Maíra Mastella
Maurício Penna
Michel Stanislau
Jonathan Pinheiro

Santa Catarina

Alex dos Santos
Bráulio Machado
Gustavo Bauermann
Thiago Labbes

São Paulo

Daiane Muniz
Daniel Marques
João Gobi
Luis Flavio
Luiz Andrini
Matheus Candançan
Marcelo Van Gasse
Marcio Gois
Thiago Peixoto Sergipe
Thayslane Costa Tocantins
Alisson Furtado

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P