No último final de semana foi realizada a terceira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Os representantes do Distrito Federal estão em posições confortáveis na tabela, na liderança e vice do Grupo A-5. O Gato Preto, segundo colocado, conta com um sistema defensivo forte. O Ceilândia, que venceu duas partidas e empatou uma, ainda não sofreu gols em toda competição, sendo a defesa menos vazada juntamente com outros quatro clubes.
Na Série D do Campeonato Brasileiro, o Ceilândia venceu o Costa Rica na primeira rodada, empatou com o Grêmio Anápolis fora de casa e goleou o Operário por 3 a 0 no último sábado (30/4). O que esses jogos tem em comum? Em todas essas partidas, o alvinegro do DF não sofreu gols. A última vez que a equipe foi vazada, foi no fatídico duelo contra o Botafogo na Copa do Brasil, onde o Gato Preto perdeu atuando na Arena BRB Mané Garrincha.
O sistema defensivo do Ceilândia melhorou juntamente com o início da quarta divisão nacional. Durante o Campeonato Candango deste ano, quando o time ficou com o vice-campeonato, o Gato Preto tomou 17 gols em 17 jogos, média de um tento por partida. Na Série D, o alvinegro do Distrito Federal possui a defesa menos vazada ao lado do Amazonas, Retrô, Bahia de Feira e São Bernardo. Porém, apenas o clube baiano, o Bernô e o Ceilândia possuem três jogos disputados.
◉ Fique por dentro
– Arranhou: Ceilândia é implacável no ataque e vence o Operário em casa
– Após duas rodadas, nenhum time permanece com 100% no Grupo A-5 da Série D
– Grêmio Anápolis e Ceilândia fazem jogo fraco e empatam sem gols
Em conversa com a reportagem do Distrito do Esporte, o zagueiro Gabriel Vidal, que está no Gato Preto desde o início da atual temporada, falou um pouco sobre o sistema defensivo da equipe. “A gente fica muito feliz pelo empenho que a gente vem demonstrando durante a competição. Amadurecemos bastante o sistema defensivo e creio que temos que melhorar ainda mais”, iniciou o defensor.
“Ressaltando essas três partidas que fizemos, a gente tá muito contente. O trabalho do professor é muito importante pra gente. Ali de trás a gente vê o jogo, lê muito o jogo, então temos que passar muita confiança e tranquilidade para os atletas da frente, para que eles façam a parte deles, fazendo o gol, e nós vamos responder ali atrás”, concluiu o jogador. Gabriel Vidal é peça chave no sistema defensivo da equipe de Adelson de Almeida.
O que vem por aí
Na próxima rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o Ceilândia enfrenta a equipe do Ação, do Mato Grosso. Na segunda posição do Grupo A-5, o Gato Preto recebe o último colocado, que ainda não conquistou nenhum ponto na competição nacional e possui a pior defesa da chave. O duelo será no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, às 15h30. O confronto ocorrerá no sábado (7/5). Caso vença, o alvinegro pode terminar a rodada na liderança.