Com representantes nas três divisões nacionais, o futebol feminino do Distrito Federal vive momentos opostos nas respectivas competições. Enquanto algumas equipes se classificam e sonham em avançar de fase, outras brigam contra o rebaixamento. No último fim de semana, dois clássicos candangos pela Série A2 e Série A3 movimentaram a capital federal e pela elite, o Real Brasília foi derrotado mais uma vez e voltou a integrar a zona da degola da Série A1.
Abrindo os jogos na capital federal, o Real Brasília visitou o Flamengo no estádio da Gávea, no Rio de Janeiro, no último sábado (29/4), e saiu derrotado por 2 a 0. Os gols do confronto foram marcados por Sole Jaimes e Crivelari. O revés da equipe brasiliense foi o sexto em nove jogos na elite do futebol feminino. O resultado negativo aliado a vitória do Athletico sobre o Ceará decretou a volta das Leoas do Planalto à zona de rebaixamento da Série A1. As atuais campeãs do Candangão somam sete pontos e ocupam o 13º lugar do campeonato.
No domingo (30/4), mais dois jogos envolveram clubes da capital federal. Pela Série A2, Minas Brasília e Cresspom se enfrentaram no estádio Defelê e as comandadas de Rodrigo Campos saíram vitoriosas depois de uma impiedosa goleada por 6 a 0. O resultado representou os primeiros pontos do Minas Brasília na competição e incluiu a equipe brasiliense na briga pelo G4, um ponto atrás do Botafogo, quarto colocado. Do outro lado, o Cresspom amargou a terceira derrota, tem a pior defesa do campeonato e é o lanterna da segunda divisão nacional.
Pela Série A3 do Brasileirão Feminino, Capital e Ceilândia duelaram por uma vaga nas oitavas da terceira divisão nacional. A Coruja venceu por 2 a 1, 6 a 2 no placar agregado, e garantiu acesso à próxima fase do campeonato. O adversário será conhecido nesta segunda-feira (1º/5) e sairá do confronto entre Uberlândia-MG e Vila Nova-ES. Já o Ceilândia, com duas derrotas, deu adeus à competição.
Próximos jogos e aspirações
Primeira equipe na zona de rebaixamento, o Real Brasília enfrentará o Ceará, lanterna da competição e ainda sem pontuar, no próximo domingo (7/5), às 15h, no estádio Defelê. As Leoas do Planalto sairão da desconfortável posição com uma vitória simples sobre as cearenses. Caso ocorra um empate, ainda podem sair, mas dependerão do resultado da partida entre Athletico e Grêmio, que ocorrerá na sexta-feira (5/5), às 15h, no CT do Caju, no Paraná.
O clube paranaense tem a mesma pontuação que as brasilienses e as mesmas quantidades de vitórias, empate e derrotas, mas ficam à frente pelo saldo de gols, quatro negativo contra oito negativo do time da capital federal. Já as gremistas somam dez pontos, oriundos de uma campanha de três vitórias, um empate e cinco derrotas. As sulistas marcam 11 gols e sofreram 16, resultando em um saldo negativo de cinco.
Minas Brasília e Cresspom jogarão contra Botafogo e Fluminense nas duas próximas rodadas da Série A2 do Brasileirão Feminino. As Minas farão os jogos no Rio de Janeiro. Primeiro contra o tricolor carioca, no próximo domingo (7/5), às 10h, no estádio das Laranjeiras. Depois, no estádio Engenhão, as comandadas de Rodrigo Campos enfrentarão o Botafogo em 13 de maio, às 15h.
Outro representante da capital federal na segunda divisão nacional, o Cresspom duelará contra os cariocas em solo candango e vai em busca dos primeiros pontos na competição. No próximo sábado (6/5), às 15h, as atletas brasilienses recebem o Botafogo no estádio Maria Abadia. Oito dias depois, às 15h, é a vez do Fluminense jogar contra o Cresspom no Abadião.
Restando quatro jogos para o fim da primeira fase, as equipes ainda têm chances de classificação. O Minas Brasília é o sexto colocado com três pontos conquistados e saldo positivo de quatro, mas pode ser ultrapassado nesta segunda-feira (1º/5). São José-SP, quinto colocado e saldo positivo de cinco, e América-MG, sétimo com saldo zero, ambos com três pontos, se enfrentam. O Botafogo-RJ é o quarto colocado com quatro pontos seguido de Taubaté (3º com cinco pontos), Fluminense (2º com cinco pontos) e RB Bragantino (líder com sete pontos).
O Cresspom, mesmo com chances de classificação, ligou o sinal de alerta. A equipe ainda não pontuou e tem a defesa mais vazada da competição, além do pior saldo entre as 16 equipes do torneio. Desta forma, as Tigresas do Cerrado ocupam a última posição do campeonato. Os quatro clubes do certame – no momento, Botafogo-PB (também sem pontuar), Sport-PE (um ponto) e ESMAC-PA (dois pontos) – são rebaixados à Série A3 do Brasileirão Feminino de 2024.
Por fim, o Capital, agora único representante do futebol brasiliense na terceira divisão nacional, aguarda o vencedor entre Uberlândia-MG e Vila Nova-ES (4 a 1 para as mineiras no confronto de ida) para conhecer seu adversário na briga por uma vaga nas quartas da Série A3. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgará as datas, locais e horários dos confrontos nos próximos dias.
Real Brasília
Ceará (16º colocado) – 7/5 às 15h – Defelê
Ferroviária (1º) – 14/5 às 17h – Fonte Luminosa (SP)
Grêmio (11º) – 20/5 às 15h – Defelê
Real Ariquemes (15º) – 28/5 às 15h – Defelê
São Paulo (7º) – 3/6 às 15h – Cotia (SP)
Cruzeiro (8º) – 12/6 às 15h – Defelê
Minas Brasília
Fluminense (2º) – 7/5 às 10h – Laranjeiras (RJ)
Botafogo (4º) – 13/5 às 15h – Engenhão (RJ)
São José (5º) – data, horário e local a serem definidos – casa
RB Bragantino (1º) – data, horário e local a serem definidos – fora
Cresspom
Botafogo (4º) – 6/5 às 15h – Abadião
Fluminense (2º) – 14/5 às 15h – Abadião
América (7º) – data, horário e local a serem definidos – fora
Taubaté (3º) – data, horário e local a serem definidos – casa
Capital
Uberlândia-TO ou Vila Nova-ES – dois jogos com datas, horários e locais a serem definidos
Situação dos clubes brasilienses nas competições nacionais
Real Brasília
13º lugar — zona de rebaixamento
7 pontos
2 vitórias
1 empate
6 derrotas
8 gols marcados
16 gols sofridos
Minas Brasília
6º lugar — brigando pelo G4
3 pontos
1 vitória
2 derrotas
6 gols pró
2 gols sofridos
Cresspom
8º lugar — zona de rebaixamento
0 ponto
3 derrotas
0 gol marcado
19 gols sofridos
Capital
Classificado às oitavas
2 vitórias
6 gols marcados
2 gols sofridos
Ceilândia
Eliminado da competição
2 derrotas
2 gols marcados
6 gols sofridos