Além da remontada épica que culminou na classificação para o quadrangular semifinal do Campeonato Candango, o Gama também teve papel de maior carrasco dos dois rebaixados da temporada 2022 do torneio local. Nas duas últimas rodadas, o alviverde teve como adversário o Luziânia e o Unaí. Ao vencer os goianos e os mineiros, o time gamense deu a “facada final” e rebaixou os dois rivais.
Certamente, a campanha negativa que levou o Igrejinha e o Verdão da Serra para a segunda divisão do Candangão em 2023 foi construída ao longo das nove rodadas da competição e não somente nas derrotas para o Gama. Porém, a curiosidade foi que o alviverde esteve no caminho das duas equipes no momento em que elas lamentaram a queda após o apito final.
Na oitava rodada, o Luziânia precisava vencer e ainda contar com outros resultados para alimentar uma remota expectativa de permanecer entre os times de elite do Distrito Federal. Porém, no Serra do Lago, o Gama foi soberano. Com a goleada por 4 a 0, o time alviverde jogou a última pá de terra na sepultura da equipe goiana, um adversário que, inclusive, se notabilizou por ser uma pedra no sapato gamense nos últimos anos.
A movimentada partida final da primeira fase entre Gama e Unaí, no estádio Diogão, em Formosa, concretizou não só a remontada final do alviverde rumo ao quadrangular semifinal. Com a vitória gamense por 3 a 2, o time mineiro foi ultrapassado pelo Taguatinga e acabou tendo uma queda traumática para a Segundinha. O empate, que chegou a persistir no placar até os 43 minutos do segundo tempo, evitaria o rebaixamento.
Com o auxílio providencial do Gama, o Campeonato Candango corre o risco de não ter nenhum time do Entorno em 2023, quebrando uma tradição que perdurou nas últimas 21 temporadas da principal competição de futebol do Distrito Federal. Na edição de 2000, Luziânia e Bosque (antigo nome do Formosa), foram rebaixados e, em 2001, dez equipes, todas de regiões administrativas da capital, disputaram o certame.
Parabéns Gama por mais uma importante vitória. Aos jogadores meus agradecimentos pela garra e vontade de vencer, são verdadieros guerreiros…Que Deus continue abençoando a todos…!!!
E ainda ajudou taguatinga a permanecer na elite de Brasília agora 2023 teremos dos os de casa parabens gamao.