25.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Flamenguista e fã de futevôlei: Celina Leão e sua proximidade com o esporte

O governador e a deputada tem algo em comum, ambos são flamenguistas de coração.

- Continua após a publicidade -

Por Michael Nunes, Carol Martins e Bruno H. de Moura*

O governador Ibanes Rocha anunciou na última quarta-feira (13/5) o nome da deputada federal Celina Leão como nova secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal. A deputada entrou na vaga de Leandro Cruz, que esteve à frente da pasta de 2019 até ontem.

Muito ligada à comunidade policial, Celina Leão não tem apenas a proximidade política com o governador Ibaneis Rocha. Além de presidir o Progressistas, partido da base do governo, e ter apoiado o governador na eleição de 2019, Celina e Ibaneis dividem a paixão pelo Clube de Regatas do Flamengo.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais:

Ligações diretas com o Flamengo e organizada no DF

Não é de hoje que o governador é criticado pelo favorecimento de jogos do Flamengo em Brasília. Rubro-negros, Ibanes Rocha e Celina Leão são figurinhas carimbadas nos jogos da equipe carioca.

Na Copa Libertadores de 2019, Rocha viajou com a equipe para o Equador, em uma disputa das oitavas de final da competição no ano passado, que culminou com título carioca. Na ocasião, Ibaneis presidiu a delegação rubro-negra.

Já Celina Leão é frequentadora assídua da sede da torcida Jovem do Flamengo na capital – a organizada divide espaço com a Independente do São Paulo. Na campanha eleitoral de 2018, a então deputada distrital, candidata à Câmara Federal, posou para fotos e recebeu apoio político de lideranças das organizadas.

Celina Leão tira foto na sede da Torcida Jovem do Flamengo durante campanha de 2018. Reprodução: Facebook torcida jovem

Segundo um diretor da facção rubro-negra ao Distrito do Esporte, Celina Leão destinou verbas para uma grande festa da torcida em 2018, ano das eleições. “A Celina Leão ajudou a nossa festa. As bebidas e o aluguel do espaço da festa foi ela quem pagou”, disse um dos líderes da organizada, que preferiu não ser identificado.

Na final da Libertadores, quando o Flamengo faturou a taça da competição, a deputada esteve presente na sede da Torcida Jovem Fla 23° Pelotão Brasília. O espaço fica na cidade de Samambaia. Na página da torcida, é possível ver fotos da nova secretária de esportes do DF, assistindo os jogos e com a camisa da Jovem Fla. A atual secretária de esportes também compartilhou as imagens.

Reprodução: redes sociais Celina Leão

Nova secretária é jogadora assídua de futevôlei

Não é apenas o futebol que instiga as paixões de Celina Leão. A nova secretária de esporte esbanja habilidade com a bola na cabeça e no pé. Celina é jogadora assídua de futevôlei.

A política publica com frequência vídeos de suas partidas nas areias. O lugar mais frequente de seus jogos é o Minas Clubes, localizado no Setor de Clubes Norte, no Plano Piloto. A secretária mostra proximidade com a bola e não decepciona na defesa.

Reprodução: Redes Sociais Celina Leão

Dinheiro público para o Flamengo

Falando em dinheiro, esse é um dos pontos que mais gera críticas ao atual governo pelos amantes do esporte candango. O patrocínio do BRB, banco do GDF, para o time de Basquete do Flamengo pelo governador ainda não foi totalmente digerido pelos dirigentes locais.

À época do negócio, o governador alegou que a maior torcida do DF é flamenguista e que o apoio fortaleceria o turismo na cidade, já que o time carioca mandaria 30% dos jogos em Brasília.

Nas partidas que o Flamengo Basquete jogou na capital federal na última temporada, o público presente no ginásio da Asceb foi inferior aos jogos disputados pelo Universo Brasília, equipe tetracampeã nacional e tricampeã sul-americana de basquete. No patrocínio do BRB, o Flamengo levou R$ 2,5 milhões e o Universo Brasília R$ 1,5 milhões.

A torcida do futebol do DF também discute a falta de apoio do governo para o futebol local. Com problemas recorrentes nas praças esportivas e financeiros das equipes, dirigentes e torcedores questionam a proximidade de Ibaneis e o esforço do governador de abrir espaço para o time de futebol do Flamengo jogar no estádio Mané Garrincha.

*colaborou Danilo Queiroz

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P