19.5 C
Brasília
domingo, 24 de novembro de 2024

Alheios ao coronavírus, países optam por não parar esportes durante pandemia

Ignorando doença que vem ceifando milhões de vidas ao redor do planeta, nações como a Nicarágua mantém as atividades esportivas normalmente

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Espíndola

A quarentena em Brasília e no Brasil vai se alastrando, devido à pandemia de coronavírus que vivemos em 2020. O esporte no mundo todo parou, melhor dizendo, em quase todo mundo. Ao redor do planeta, três modalidades continuam tendo atividades, movimentando atletas em cinco países que, contrariando todas as recomendações dos especialistas em saúde, resolveram não parar devido à Covid-19.

Enquanto no Brasil ainda está tudo incerto, países como Rússia, Taiwan, Turcomenistão, Bielorrússia (também conhecido como Belarus) e Nicarágua seguem suas atividades esportivas normalmente. Vale ressaltar que o futebol na Rússia parou e apenas o hockey no gelo e o tênis de mesa estão acontecendo no maior país do mundo.

- Continua após a publicidade -

Nos outros países citados, quem não parou foi o esporte da bola redonda. Das quatro nações, a Nicarágua é a única que a temporada do futebol já está acabando. A Primera Liga, como é chamada pelo povo nicaraguense, está marcada para terminar no próximo final de semana, com a final entre os dois maiores times do país.

Managua e Real Estelí já se enfrentaram no último sábado (2), no primeiro jogo da finalíssima do Nicaraguão. Outro jogo que movimentou a Nicarágua no final de semana foi o encontro entre Jalapa contra o Deportivo Masaya, jogo válido pelo playoff de rebaixamento, no domingo (3). O Jalapa venceu a partida e se manteve na primeira divisão.

No Turcomenistão, país da Ásia, a bola voltou a rolar no meio de abril. Após as autoridades afirmarem que o país estava livre do coronavírus, o campeonato turcomeno foi retomado e ainda foi autorizada a entrada de torcedores nos estádios. Em Taiwan, o futebol não parou e o campeonato segue normalmente em meio a pandemia.

O único país europeu que a redonda está em atividade é na Bielorrússia. A primeira e a segunda divisão começaram no final de março, na contramão de vários países que suspenderam as suas ligas. A a oitava rodada do primeiro escalão bielorruso começa nesta sexta-feira (8/5), com jogos programados até domingo (10/5).

Alemanha programa retomada

Em breve, porém, a Bielorrússia “ganhará” uma companhia de peso nas atividades futebolísticas na Europa. Depois de receber o sinal verde das autoridades governamentais, a Alemanha decidiu reiniciar as duas principais divisões da Bundesliga em 16 de maio. Apesar da volta, todas as partidas serão realizadas com portões fechados. O plano para evitar a proliferação do coronavírus também inclui testes regulares.

O retorno alemão acabou jogando pressão em outros países. Na Itália, uma das nações mais afetadas pela Covid-19, há uma discussão para retomar às atividades. Por outro lado, algumas federações decidiram dar um ponto final em suas ligas. Isso aconteceu na França, que declarou o PSG como campeão, e na Holanda, onde nenhum time ficou com a taça. Por lá, inclusive, a ideia é ter público nos jogos somente quando houve uma vacina.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P