Por Danilo Queiroz
O avanço da pandemia do novo coronavírus fez o Governo do Distrito Federal (GDF) apertar ainda mais o certo. Na noite desta quarta-feira (1º/4), o governador Ibaneis Rocha publicou um novo decreto que prorroga o isolamento social da população até 3 de maio. Com isso, todos os eventos esportivos também ficam suspensos até, no mínimo, essa data. A decisão abrange ainda qualquer atividade que exiga licença do poder público.
Com isso, o Campeonato Candango continuará sem uma data para ser retomado. Paralisado em 18 de maio, o torneio local concluiu praticamente toda a primeira fase, faltando apenas a realização do jogo entre Gama e Real Brasília, válido pela 10ª rodada. Na última rodada, os clubes precisaram jogar em centros de treinamento para impedir o avanço da doença.
- Sozinho na Arábia, preparador físico de Brasília passa por toque de recolher pelo coronavírus
- Ex-Gama, jogador candango está confinado na Malásia
- Com endosso candango, clubes pedem auxílio à CBF durante paralisação
Caso não aja nova prorrogação, o Candangão será retomado em 6 de maio, uma quarta-feira, o que totalizaria 49 dias de paralisação. No momento, os torneios de futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão sem atividade por tempo indeterminado. No futebol feminino, Minas Brasília, que disputa a Série A1 do Campeonato Brasileiro, e Real Brasília, que joga a A2, seguem sem saber quando retornam a campo.
Com a incerteza do retorno dos jogos, algumas cicatrizes já surgem no Candangão. Na última terça-feira (31/3), o Formosa decidiu rescindir com todo elenco e comissão técnica para que os contratados pudessem sacar o Fundo de Garantia. A parceria entre Luziânia e Aruc também já sofre as consequências da paralisação.
No basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB) decidiu que retornará a competição direto dos playoffs. Em 13º na classificação geral, o Universo/Brasília acabou eliminado com a medida. No vôlei, a Liga Nacional decidiu dar por encerrada a Superliga B e ceder o acesso para os dois melhores colocados na primeira fase. Com isso, o time feminino do Brasília Vôlei garantiu o acesso, enquanto o masculino continuará na segunda divisão.