21.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Árbitro protocola documento na FFDF onde diz ter trocado amarelado do Capital

Após Ceilândia registrar denúncia sobre suspensão não cumprida por Cleysson, Coruja apresenta documento onde árbitro do jogo diz ter “errado” o jogador amarelado

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura, Danilo Queiroz e João Marcelo

O caso que pode tirar pontos do Capital na tabela do Campeonato Candango ganhou novos desdobramentos na tarde desta sexta-feira (13/3). Depois de o Distrito do Esporte publicar com exclusividade o documento protocolado pelo Ceilândia na Federação de Futebol do Distrito (FFDF) denunciando a escalação irregular do goleiro Cleysson, o árbitro da partida da Coruja contra o Real Brasília, Emanoel Ramos da Silva, apresentou uma declaração onde diz ter “errado” o jogador que teria recebido o cartão amarelo.

De acordo com o texto, que foi protocolado às 13h07 (duas horas depois da publicação da reportagem do DDE) na FFDF, o árbitro central do jogo entre Real Brasília e Capital retifica. “Onde se lê 45:00 2T Sr. Cleysson da Silva Santos, equipe do Capital, leia-se nª 9 Felipe dos Santos Costa Fidência, equipe do Capital”. Ou seja, com a declaração, o juiz responsável pela partida assume ter cometido um erro na descrição da súmula. A retificação do texto vem apenas 28 dias depois da partida.

- Continua após a publicidade -

Com a correção feita pelo árbitro, o Capital, em tese, se livraria da pena de ter escalado o goleiro irregularmente na partida da nona rodada do Candangão diante do Brasiliense. Entretanto, a denúncia feita pelo Ceilândia, a defesa da Coruja e a retificação de Emanoel terão que passar pela apreciação do Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF). Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, a instância julgadora do futebol local afirmou que recebeu o arquivo enviado pelo alvinegro.

Entenda o caso

O documento redigido pelo Ceilândia a que a reportagem teve acesso em primeira mão, endereçado ao diretor de futebol da FFDF, Márcio Coutinho, relata que o goleiro Cleysson da Silva Santos foi suspenso automaticamente por ter tomado três cartões amarelos nos jogos da 5ª, 7ª e 8ª rodada, diante de Real Brasília, Luziânia e Gama. O jogador, portanto, deveria ter ficado de fora do duelo da 9ª, contra o Brasiliense, mas foi escalado como titular e jogou.

O Distrito do Esporte checou as súmulas de todos os jogos do time e, realmente, o atleta recebeu três cartões amarelos e jogou na derrota para o Jacaré por 3-1, na 9ª rodada. Segundo o art. 47 do Regulamento Geral de Competições da CBF, Cleysson teria de cumprir suspensão no jogo contra o Jacaré, mas não o fez. O documento da partida contra o Real Brasília, na qual o árbitro teria cometido o erro, segue no ar com a indicação do cartão para o goleiro. Não há, ainda, nenhuma retificação.

Transmissão cita “Felipe Tanque”

O jogo da 5ª rodada do Campeonato Candango entre Real Brasília e Capital teve transmissão ao vivo da TV Brasília, emissora que veicula as rodadas do torneio local de forma oficial. O lance em questão aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, e não aos 45, como cita a súmula. Depois de finalização do aurianil, um bolo de jogadores da Coruja, incluindo Felipe Tanque e Cleysson, cercam o árbitro Emanoel da Silva Ramos para cobrar a marcação de alguma falta.

A imagem acaba cortada pelo replay (veja íntegra abaixo). Com isso, é possível ver apenas o árbitro com o cartão amarelo na mão. Na discussão, ele conversa primeiro com Tanque e depois afasta Cleysson. Porém, em nenhum momento o juiz central da partida indica claramente qual atleta acabou sendo punido. A equipe de transmissão da TV Brasília concluiu que este teria sido Felipe Tanque. Na súmula, porém, a infração foi indicada para Cleysson.

Ceilândia manterá denúncia

Autor da denúncia, o Ceilândia foi procurado pela reportagem do Distrito do Esporte logo após o Capital protocolar a retificação feita pelo árbitro Emanoel da Silva Ramos. Através do seu presidente, Ari de Almeida, o Gato Preto afirmou que irá manter a denúncia contra a Coruja e disse achar “estranho” o documento ter sido apresentado à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) somente 28 dias após a realização do jogo do time azul diante do Real Brasília.

Cartões por reclamação e atrasar o jogo

Na 5ª rodada, o Capital empatou em zero a zero com o Real Brasília. Aos 45 da 2ª etapa, o goleiro tomou cartão amarelo por reclamar de decisão da arbitragem, motivo 754. O árbitro do jogo foi Emanoel da Silva Ramos.

Súmula da 5ª rodada. Reprodução documento.

No jogo da 7ª rodada, diante do Luziânia dentro de casa, novamente Cleysson foi advertido com cartão amarelo por reclamar da arbitragem. Desta vez o motivo 753 foi usado como justificativa. Rodrigo Raposo apitou a partida.

Súmula da 7ª rodada. Reprodução de documento.

Por fim, na 8ª rodada, Cleysson atrasou o reinício da partida contra o Gama, no empate por 2-2 fora de casa. Aos 35 da 1ª etapa o árbitro Rafael Diniz amarelou o goleiro pelo motivo 755.

Súmula 8ª rodada. Reprodução documento.
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P