Por Danilo Queiroz
A temporada 2020 já começou. Com isso, as equipes que irão disputar a próxima edição do Campeonato Candango começam contagem regressiva para a estreia no torneio. Faltando 25 dias para o pontapé inicial da edição de 2020 – a rodada inaugural do torneio local está agendada para 25 de janeiro -, o Distrito do Esporte traz o andamento da preparação das doze equipes que irão brigar pela taça de campeão local.
Até o momento, algumas equipes já iniciaram a preparação e outras estão com data para o início dos trabalhos marcadas. Porém, três chegam ao primeiro dia do ano com um cenário de incerteza sobre a participação no torneio local. Além dos treinos físicos e técnicos, praxe nesta etapa de preparação, as equipes do futebol local estão investindo em amistosos para testar e aprimorar o entrosamento entre os jogadores dos elencos.
Confira como está a preparação dos times locais
Brasiliense: Treinando desde 18 de novembro, o Brasiliense está com o elenco completo e, depois de um breve recesso de fim de ano, se prepara para entrar na fase final da preparação para o Candangão 2020. Na primeira fase da pré-temporada, o elenco amarelo focou nos treinamentos em seu Centro de Treinamento e realizou dois amistosos. Outros jogos-treinos estão previstos para os próximos dias.
Mais sobre o Jacaré
– Estrela da companhia, Zé Love faz balanço dos primeiros dias no Brasiliense
– Julgado em abril, Brasiliense tem punição para cumprir em 2020
Capital: A Coruja é outra equipe que já está com os treinamentos a todo vapor. Com a pré-temporada em andamento desde 2 de dezembro, o clube azul não teve sequer uma grande pausa de fim de ano. Para aprimorar a preparação, o elenco do Capital realizou alguns amistosos. Ao todo, foram duas derrotas e uma vitória. A equipe já tem novos compromissos agendados antes da estreia no Candangão
Mais sobre a Coruja
– Sonhando voar alto, Capital inicia trabalhos para o Candangão
– De olho no Candangão, Capital joga amistoso
Ceilandense: De volta à elite do Candangão, o rubro-negro prepara os últimos detalhes para o início da pré-temporada. Ainda fechando a montagem do elenco com parcerias, o Dragão já fechou com alguns jogadores e, segundo informações divulgadas inicialmente pelo portal DF Sports, já tem treinador definido: o pernambucano Wemerson Carvalho. A apresentação do time está marcada para sexta-feira (3/1)
Ceilândia: O Gato Preto é uma das maiores incógnitas do Campeonato Candango de 2020. Enfrentando sérios problemas financeiros, o clube está buscando parcerias para conseguir entrar em campo na próxima temporada. Em novembro, o alvinegro confirmou o péssimo cenário e disse que a prioridade é quitar os débitos acumulados nos últimos anos. Sem muitas informações, a equipe ainda não tem data para se apresentar.
Mais sobre o Gato Preto
– Pior cenário: Ceilândia admite chance de não disputar o Candangão
Formosa: Com apresentação marcada para quinta-feira (2/1), o Tsunami do Cerrado está divulgando as peças do seu elenco aos poucos. Contando com nova diretoria e com um possível aporte da prefeitura da cidade goiana para 2020, o time apostará novamente em Heli Carlos no comando técnico e contará com nomes como o goleiro Márcio Fernandes e o atacante Jessuí.
Mais sobre o Tsunami do Cerrado
– Formosa inicia captação de patrocinadores. Prefeitura deve investir R$ 400 mil
– Formosa Esporte fecha fornecedor de material esportivo
– Meia-atacante ex-Sobradinho é novo reforço do Formosa
Gama: Atual campeão candango, o alviverde se prepara com força em busca do bicampeonato local. O time já está treinando desde 2 de dezembro e conseguiu manter boa parte da base que levantou a taça da última edição da competição. Alguns reforços pontuais chegaram para suprir as carências. A equipe também já foi testada em amistosos e outros serão disputados até 25 de janeiro.
Mais sobre o alviverde
– De volta, Vitor Xavier planeja ano dourado para o Gama
– Gama acerta retorno de Jefferson Maranhão
– Manto estrelado: Gama eterniza conquistas invictas do Candangão na camisa
Luziânia: Campeão local duas vezes nos últimos dez anos, o time goiano é outro que atravessa um momento administrativo bastante delicado. Recentemente, boa parte da diretoria do clube abandonou o barco. Agora, a Igrejinha busca opções para se manter em atividade. Uma parceria com outra equipe não está descartada. Até o momento, não há data prevista para o início dos trabalhos.
Paranoá: Retornando à primeira divisão na temporada 2020, a Cobra Sucuri tenta driblar os problemas financeiros para, ao menos, se garantir entre os principais clubes locais ao fim do Candangão. Com a pré-temporada em andamento desde 12 de dezembro, a diretoria conseguiu manter nomes que foram importantes na campanha do acesso e garantiu algumas outras apostas para entrar em campo.
Mais sobre a Cobra Sucuri
– Com dificuldades financeiras, Paranoá planeja temporada 2020
– Paranoá se apresenta com dificuldades e sem o seu estádio
Real Brasília: Uma das principais forças financeiras do futebol do Distrito Federal, o Leão do Planalto busca fazer todo esse aporte se sobressair nos gramados candangos. Apresentado com pompas em 10 de dezembro, o elenco foi melhorado em relação à última temporada e realizou amistosos para chegar bem na apresentação. A tendência é que outros testes complementem a preparação até a estreia
Mais sobre o Leão do Planalto
– Sob a luz de cristais, Real Brasília apresenta projeto para 2020
– Atualizando o RG: Real passará a se chamar Real Brasília
Sobradinho: Há duas temporadas, o Leão da Serra alcançava à glória e se sagrava campeão candango depois de 32 anos de esperada. Porém, praticamente tudo foi por água abaixo no ano seguinte. Com péssima campanha nos torneios que disputou, o alvinegro viu sua diretoria se desmontar. Para 2020, o time busca parcerias para entrar em campo. O início dos trabalhos ainda não foi revelado.
Taguatinga: Buscando alçar voos mais altos no seu segundo Candangão seguido, o TEC buscou o reforço de medalhão e trouxe o atacante Acosta para seu elenco. Além do reforço, o time azul também já definiu que terá Júnior Araújo como técnico. Alguns outros nomes também já estão confirmados no plantel, muitos vindos do Botafogo-DF. A Águia já iniciou os trabalhos de preparação.
Mais sobre a Águia
– Taguatinga tem primeiras novidades para o Candangão
– TEC contrata o atacante uruguaio Acosta
– Taguatinga efetiva Júnior Araújo como técnico para o Candangão
Unaí: Retornando ao cenário do futebol local, o Unaí foi reativado e assumiu o lugar do Paracatu no Candangão 2020. Com técnico definido (Rubio Guerra comandará o time verde), a equipe já fechou amistosos de preparação e jogará contra a URT e o Patrocinense já nos primeiros dias do ano. O clube também chega ao torneio com um projeto de sócio-torcedor
Mais sobre o Verdão
– Unaí fecha parceria com time paulista
– Unaí lança programa de sócio-torcedor
– Cinco anos depois, Unaí é reativado e assume lugar do Paracatu