Não deu para o Jacaré! Na noite desta quarta-feira (20/3), o Brasiliense recebeu o Cuiabá pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Verde. O representante do Distrito Federal foi à campo com um time bastante alternativo, e sofreu uma goleada por 4 a 1. Com o resultado, o Dourado leva uma larga vantagem para a partida de volta na Arena Pantanal, em Mato Grosso. Desta forma, para avançar de fase, os candangos terão de vencer por no mínimo quatro gols de diferença. A segunda partida acontece às 20h da próxima quarta-feira (27/3).
Mesmo com o revés sofrido dentro de casa, não há tempo para lamentações na Boca do Jacaré. Isto porque, já nesta quinta-feira (21/3), às 20h30, o Brasiliense tem outro duelo decisivo, mas pelo Campeonato Candango BRB 2024. A equipe de Vilson Tadei recebe o Capital, novamente no Estádio Serejão. Esta será a partida de ida das semifinais. O jogo de volta acontece no Estádio JK, neste domingo (24), às 15h30.
Primeiro tempo
A partida começou com os primeiros perigos vindos dos donos da casa. Com menos de um minuto de jogo, Gabriel Pedra saiu em velocidade pelo lado direito e descolou a primeira falta da partida, além de amarelar, logo no início, o zagueiro Alyson, do Cuiabá. Na batida, a defesa matogrossense afastou o perigo e mandou a bola para escanteio. Entretanto, o início de jogo enganou, e o restante da partida foi dominado pelos cuiabanos.
Enquanto o Cuiabá trocava passes com facilidade, o Jacaré tinha dificuldades. Os visitantes pressionavam a saída de bola do Brasiliense, encurralando a equipe amarela. Jonathan Cafu abriu para Isandro Pitta bater em direção à meta, mas a defesa afastou. Minutos depois foi a vez de Clayson receber livre pelo lado esquerdo, mas o ponta-esquerda mandou para longe. Pelo lado dos donos da casa, Dandan roubou no meio de campo e arriscou e longe, mas Walter ficou com ela.
Após pressão aplicada, o Cuiabá balançou as redes pela primeira vez no Estádio Serejão. Rikelme avançou pelo lado esquerdo e cruzou em direção à área. A bola passou por toda a defesa do Brasiliense até cair nos pés de Jonathan Cafu, sozinho. Cara a cara com o goleiro Vává, o guarda-redes amarelo cometeu pênalti. Seguindo as regras das peladas, ‘quem sofre, bate!’, e desta forma foi aberta o placar. Cafu deslocou o arqueiro ao bater com força no canto direito: 1 a 0.
- Candangão: ingressos para a torcida do Gama estão esgotados
- Brasília Futsal demite treinador
- cinco dias antes de estrear na LNF
Quartas de final da Copa Verde começa nesta quarta-feira (20/3)
Segunda etapa
Para a segunda etapa, a mesma tônica seguiu na partida: o Cuiabá pressionava e dominava a partida no Estádio Serejão. Na marca de dois minutos, Luciano sofreu falta pelo lado esquerdo. Max cobrou, Vavá afastou e a bola caiu nos pés de André Luiz: o atacante bateu e ainda contou com desvio da defesa para assustar a defesa do Brasiliense. Minutos depois, os visitantes aumentariam ainda mais a vantagem.
O lance se iniciou com ataque do Brasiliense, mas Fernando Sobral fez o corte. Logo, em contra-ataque, fez a ligação rápida para Luciano pelo lado direito. O atacante – récem acionado no jogo – saiu em velocidade, deixou um marcador na saudade e ficou cara a cara com o goleiro Vavá. Na saída do guarda-redes, tocou de cavadinha e ainda contou com um toque no travessão para embelezar ainda mais o segundo gol do Cuiabá no certame.
Em jogada parecida com o segundo gol, Jonathan ainda teria outra oportunidade de marcar ampliar o marcador. Novamente em contra-ataque, Cafu avançou em velocidade pela direita, mas cara a cara com o goleiro, mandou para longe e isolou. Entretanto, o ponta se redimiria minutos depois – em um golaço. Após roubar a posse ainda na saída de bola, o camisa sete do Dourado tirou dois marcadores, trouxe para o meio e bateu colocado para marcar o terceiro do Cuiabá.
Em nova erro na saída de bola, sairia o quarto gol do Cuiabá. André Luiz recebeu dentro da área e só teve o trabalho de bater bonito para as redes, sem chance para Vavá. Mesmo atrás no placar, o Brasiliense não se intimidou. Na marca de 41′, Diego Xavier avançou pela linha de fundo e tocou para Gustavão empurrar para os fundos das redes e marcar o ‘gol de honra’ do Jacaré. O árbitro encerrou a partida aos 51 minutos.
Brasiliense 1
Escalação: Vavá; Daniel Mendonça, Dudu, Gabriel e Felipe Alves; Wallace, Filipe Werley (Bernardo) e Dandan (Gustavão) Caio Pirata, Luquinhas e Gabriel Pedra
Técnico: Luiz Carlos Souza
Cuiabá 4
Escalação: Walter; Raylan, Alysson, Alan Empereur e Rikelme (Ramon); Filipe Augusto, Fernando Sobral (Lucas Fernandes) e Guilherme Madruga; Jonathan Cafu, Clayson e Pitta (André Luiz)
Técnico: Luiz Iubel