Brasiliense e Ceilândia avançaram à fase de mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. Contudo, a estreia na fase eliminatória não foi das melhores. Os clubes do DF sequer balançaram as redes. Em casa, o Jacaré perdeu por 2 a 0 para o Athletic, já o Gato Preto, sofreu apenas um tento do Vitória, em jogo realizado no ES. Ambos precisam reverter a desvantagem, algo que apenas um clube candango conseguiu em 14 anos de Série D.
Em 2010, 40 equipes disputaram a segunda edição da Série D do Campeonato Brasileiro. Rumo à Série C, Brasília e Ceilândia figuravam no grupo 6. O Colorado deixou o Gato para trás, e junto do Araguaína-TO, avançou para a fase eliminatória. No jogo de ida, revés por um 1 a 0, fora de casa, para o Fluminense de Feira de Santana. Na volta, jogando no Serejão, o Colarado não tomou conhecimento do time baiano e com gols de Piu e Thiago Silva(2), despachou o tricolor de Feira de Santana, triunfo por 3 a 0.
Na fase seguinte, o tradicional clube candango reencontrou o Araguaína e a equipe Tocantinense, promovida à Série C da temporada seguinte, levou a melhor. Foram duas derrotas (4 a 3 e 2 a 1). Contabilizando o triunfo do Brasília, em oito oportunidades os clubes do Distrito Federal saíram perdendo no confronto de mata-mata. Brasiliense e Ceilândia terão a oportunidade de contrariar as estatísticas e reverter um revés pela primeira vez.
Eliminatórias que os times do DF saíram perdendo na Série D:
Fluminense BA 1×0 Brasília (2ª fase em 2010)
Brasília 3×0 Fluminense BA
Araguaína 4×3 Brasília (3ª fase em 2010)
Brasília 1×2 Araguaína
Brasil de Pelotas 2×1 Brasiliense (quartas de final de 2014)
Brasiliense 2×1 Brasil de Pelotas (3×4 PÊN)
Ceilândia 0x1 América RN (oitavas de final em 2017)
América RN 2×1 Ceilândia
Mirassol 4×0 Brasiliense (oitavas de final em 2020)
Brasiliense 2×1 Mirassol
Nova Venécia 3×1 Brasiliense (2ª fase em 2022)
Brasiliense 1×1 Nova Venécia
Brasiliense 0x2 Athletic (2ª fase em 2023)
Vitória 1×0 Ceilândia (2ª fase em 2023)
Neste sábado (5/8), Brasiliense e Ceilândia colocarão suas forças à prova. No Abadião, o Gato Preto contará com o apoio de sua torcida e precisará vencer por dois ou mais gols e diferença. A missão do Jacaré será um pouco mais complicada. Em São João Del Rey, em Minas Gerais, o Esquadrão Amarelo precisa de um triunfo de dois gols de vantagem, ao menos para forçar as penalidades máximas.