25.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Após empate com Brasiliense, Ceilândia atinge marca histórica na Série D

Ceilândia chega a dez jogos de invencibilidade na Série D do Brasileirão e ostenta a segunda maior série invicta dos clubes da capital federal na história da competição. Gato Preto precisa de mais cinco partidas sem perder para assumir primeira posição

- Continua após a publicidade -

O Ceilândia recebeu o Brasiliense no último sábado (26/6) pela 10ª rodada da Série D do Brasileirão e assegurou um empate crucial, mesmo com um jogador expulso. O placar de 1 a 1, gols de Tobinha pelo Jacaré e Romarinho com a camisa alvinegra, estendeu a invencibilidade do Ceilândia na competição para dez jogos. Agora, a equipe comandada por Adelson de Almeida possui a segunda maior série invicta em uma temporada da história da Série D entre os clubes da capital federal.

A sequência positiva do Gato Preto na edição 2023 da Série D do Brasileirão começou com expressiva vitória sobre o Iporá por 4 a 0. Na rodada seguinte, seu primeiro empate: 0 a 0 contra o União Rondonópolis-MT. Os três pontos voltaram a ser conquistados nas terceira e quarta rodadas frente ao Real Ariquemes-RO com o resultado por 3 a 0 e 4 a 0 sobre o Interporto-TO, respectivamente. No primeiro clássico candango, na quinta rodada, Brasiliense e Ceilândia empataram por 0 a 0.

Nas três rodadas seguintes, três empates ditaram o ritmo alvinegro na competição. No estádio Abadião, Ceilândia e Iporá-GO marcaram um gol cada. Depois, dois confrontos contra o Operário VG-MT. O primeiro, fora de casa, o Gato Preto chegou a virar o embate, mas o clube mato-grossense deixou tudo igual em 2 a 2. Como mandante, os comandados de Adelson de Almeida não conseguiram superar a defesa adversária e saiu de campo com mais um ponto.

- Continua após a publicidade -

A nona rodada contou com a quarta vitória do Ceilândia na Série D do Brasileirão. Os alvinegros venceram o Anápolis por 1 a 0, gol de Iago. A partida ocorreu no estádio Jonas Duarte, em Anápolis, Goiás. No último sábado (26/6), no segundo clássico da atual edição do campeonato, o Brasiliense abriu o placar com Tobinha. Ainda nos primeiros minutos do segundo tempo, o zagueiro João Afonso foi expulso, mas o Gato Preto pressionou o Jacaré e conseguiu o empate com Romarinho, mantendo a invencibilidade de dez jogos.

Ceilândia e Brasiliense pela 10ª rodada da Série D do Brasileirão 2023
Foto: Jéssika Lineker/Distrito do Esporte

Brasiliense e Ceilândia com maiores séries invictas

Os dez jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e seis empates, colocaram o Ceilândia como detentor da segunda maior série invicta dos clubes do Distrito Federal na Série D do Brasileirão. Apenas o Brasiliense, em 2020, ostenta um número maior: 14 jogos sem perder. Naquela edição, o Jacaré acumulou dez vitórias e quatro empates desde a terceira rodada da fase de classificação até o segundo jogo da volta da segunda fase. A sequência positiva do Jacaré foi interrompida com uma derrota por 4 a 0 para o Mirassol-SP no jogo de ida da terceira fase da quarta divisão nacional.

Além de 2020, o Brasiliense também possui outra série invicta de destaque: dez jogos sem perder em 2014. O Jacaré teve uma campanha com quatro vitórias e quatro empates na fase de classificação, além de uma vitória e um empate nas oitavas de final da competição. A sequência invicta foi quebrada no jogo de ida das quartas de final, quando foi derrotado pelo Brasil-RS por 2 a 1. A equipe chegou a vencer a partida de volta, mas foi eliminada nos pênaltis e perdeu a chance de retornar à Série C.

Outras sequências de clubes da capital federal na Série D

Em 2020, o Gama ficou nove jogos sem perder entre a primeira e a nona rodada da Série D do Brasileirão. Nesse período, o alviverde candango acumulou oito vitórias e um empate. O primeiro revés aconteceu na décima rodada, contra o Tupynambas-MG, por 3 a 1, em partida realizada no estádio Bezerrão. A equipe avançou à segunda fase da competição, mas foi eliminada para o Goianésia-GO.

Brasiliense e Ceilândia também tiveram outras séries invictas. Em 2016, o Gato Preto acumulou sete jogos de invencibilidade na competição, com seis vitórias e um empate. O Jacaré teve a mesma quantidade de jogos sem perder em três ocasiões: em 2022, com cinco vitórias e dois empates, em 2019, com quatro vitórias e três empates, e por fim, em 2018, com três vitórias e quatro empates.

Veja as séries invictas por temporada

  • Brasiliense em 2020: 14 jogos com 10 vitórias e 4 empates;
  • Brasiliense em 2014: 10 jogos com 5 vitórias e 5 empates;
  • Ceilândia em 2023: 10 jogos com 4 vitórias e 6 empates;
  • Gama em 2020: 9 jogos com 8 vitórias e 1 empate;
  • Ceilândia em 2016: 7 jogos com 6 vitórias e 1 empate;
  • Brasiliense em 2022: 7 jogos com 5 vitórias e 2 empates;
  • Brasiliense em 2019: 7 jogos com 4 vitórias e 3 empates;
  • Brasiliense em 2018: 7 jogos com 3 vitórias e 4 empates.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P