17.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Brasília vislumbra possibilidade de sediar a Copa do Mundo Feminina

Ao DDE, secretário de Esporte do DF garantiu que a capital vai procurar entender as condições para abrigar a edição de 2027 do torneio da Fifa

- Continua após a publicidade -

O Brasil confirmou, em 7 de março, o desejo de ser sede da próxima edição da Copa do Mundo Feminina, marcada para 2027. Tão logo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Ministério do Esporte iniciaram os contatos com a Fifa para materializar o objetivo, diversos locais do país manifestaram o interessem de serem as sedes. E Brasília também está atenta à possibilidade.

Quem garante isso é Julio Cesar Ribeiro, atual secretário de Esporte do Distrito Federal. Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, o titular da pasta esportiva da capital garantiu que a cidade vai se inteirar da possibilidade de ser palco de algumas partidas. O enredo repete a Copa do Mundo masculina de 2014, quando o Estádio Nacional Mané Garrincha foi sede de sete jogos, incluindo a disputa do terceiro lugar.

O passo inicial do plano é entender as condições para colocá-lo em prática. “Com certeza, Brasília tem condições de ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina. Temos o estádio Mané Garrincha. Diante da fala da Ministra (do Esporte) Ana Moser, estarei a procurando para entender quais são as contrapartidas necessárias para podermos ser um dos locais com jogos”, garantiu Julio Cesar.

- Continua após a publicidade -

Ciente da concorrência de outros locais do Brasil, o secretário de Esporte do DF enumerou os trunfos a favor da capital, caso o país leve a melhor na corrida para organizar a Copa do Mundo Feminina de 2027. “Brasília vem demonstrando a capacidade física de receber grandes jogos. Além de ter uma rede hoteleira perto do estádio, tem locais de treinamentos para as seleções”, citou.

Essas qualidades, realmente, têm sido favoráveis para a capital federal em torneios recentes. Em 2016, Brasília recebeu jogos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na competição feminina, por exemplo, foram três partidas. No ano passado, as valências colocaram a cidade como sede da final da Copa Sul-Americana, que acabou transferida para a Argentina, devido às eleições gerais no país.

A candidatura do Brasil para a Copa do Mundo Feminina de 2027 deve contar com, pelo menos, oito estádios ao redor do país. Rio de Janeiro e São Paulo foram as primeiras cidades brasileiras a manifestar o interesse de receber as partidas da competição. Salvador, Belém, Fortaleza, Cuiabá e Manaus também sinalizaram para a CBF a vontade de fazer parte do projeto tupiniquim para o torneio.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P