Representante do Distrito Federal na Copa do Brasil Sub-17, o Gama conheceu seu adversário nesta quarta-feira (1º/3). O Periquito enfrentará o Cruzeiro-MG no próximo 8 de março, às 15h, em Minas Gerais. Além dos confrontos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas e o formato do torneio. Na primeira fase, os confrontos serão eliminatórios e em caso de empate, a vaga nas oitavas será decidida em cobranças de pênaltis.
Campeão do Candanguinho Sub-17 sobre o Real Brasília em outubro de 2022 pelo placar de 1 a 0, o Gama garantiu a vaga como o representante da capital federal na Copa do Brasil Sub-17. Nesta quarta-feira (1º/3), a CBF sorteou os confrontos e o alviverde candango disputará a vaga na segunda fase contra o Cruzeiro-MG. A partida ocorrerá na próxima quarta-feira (8/3), às 15h, na Arena Gregorão, em Contagem-MG. Nesta etapa de competição, os jogos serão únicos e em caso de igualdade, a classificação será decidida nas penalidades máximas.
Caso vença o Cruzeiro, o Gama enfrentará o vencedor de Atlético-MG e Vitória-ES. Após a primeira fase, os classificados às oitavas se enfrentarão em confrontos de ida e volta. As partidas estão programadas para aconteceram entre o final de abril e o início de maio. Nas quartas e semifinais, o modelo de disputa segue o mesmo: duas partidas para definir as classificações. O regulamento muda na grande final, o campeão será definido em partida única, a ser disputada em 18 de junho.
Representantes do Distrito Federal nos últimos anos
O Distrito Federal não tem resultados positivos em suas últimas participações na competição de base. Em 2022, o Real Brasília foi eliminado após ser derrotado pelo Goiás por 4 a 1. No ano anterior, o Gama se classificou frente ao América-RN após disputa de pênaltis, mas foi goleado duas vezes pelo Flamengo-RJ nas oitavas. O Periquito sofreu outra goleada em 2020, desta vez o adversário foi o CRB-AL e o alviverde candango foi eliminado ainda na primeira fase do torneio.
Em 2019, primeira participação de um clube do Distrito Federal no certame, o Ceilândia também foi outra equipe candanga eliminada na primeira fase. O Gato Preto sofreu um revés contra o Vitória-BA por 2 a 0 e deu adeus precocemente à competição. De 2014, ano da primeira edição, até 2018, apenas os 20 clubes da primeira divisão nacional e mais os 12 melhores da Série B do Brasileirão participavam do torneio.
Veja os demais jogos da primeira fase da Copa do Brasil:
Quarta-feira – (8/3)
Flamengo (RJ) x Aragoiania (GO) – 15 horas
Ceará (CE) x Carmópolis (SE) – 15 horas
Vitória (BA) x ABC (RN) – 15 horas
Azuriz (PR) x Ska Brasil (SP) – 15 horas
Juventude (RS) x Gramadense (RS) – 15 horas
Cuiabá (MT) x Vasco da Gama (RJ) – 16 horas
Quinta-feira – (9/3)
Atlético Mineiro (MG) x Vitória (ES) – 15 horas
Sampaio Corrêa (MA) x Sant German (RO) – 15 horas
Sampaio (RR) x Santana (AP) – 17 horas
Tuna Luso (PA) x Andirá (AC) – 15 horas
CRB (AL) x Fluminense (PI) – 15 horas
Palmeiras (SP) x Instituto Aefa (MS) – 15 horas
Sport (PE) x CSP (PB) – 15 horas
Athlético (PR) x Barra (SC) – 15 horas
Fast (AM) x Dianapolina (TO) – 16 horas