A primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Candango está ficando cada vez mais afunilada. Neste fim de semana, cinco jogos movimentaram a 4ª rodada da divisão de acesso e clarearam ainda mais as brigas por classificação para as semifinais nos dois grupos. No sábado (13/8), quatro jogos tiveram resultados importantes na competição local. No domingo (14/8), uma outra partida completou a jornada.
Com os resultados da 4ª rodada, Ceilandense e Planaltina ocupam as primeiras posições do grupo A, com nove e seis pontos, respectivamente. Porém, os dois são seguidos de perto por Grêmio Valparaíso (6) e Cruzeiro (5). Na chave B da Segundinha, Botafogo Cristalina e Sobradinho ocupam a zona de classificação para a próxima fase. Real Brasília e Samambaia vêm logo em seguida.
Aruc 1 x 2 SESP/Samamabaense
A Aruc perdeu para o SESP/Samambaense no Municipal de Alexânia, mas criou o primeiro lance de perigo do jogo com uma bola no travessão. Superada a crise de demitir o técnico no intervalo durante a última derrota e depois recontratá-lo, a Pantera respondeu com bola na rede. A marcação vacilou e João completou para a rede. O time azul teve uma chance incrível de empatar. Marreta pegou o rebote e, sem goleiro, emendou de primeira, mas acertou o travessão de Guilherme.
No segundo tempo, de cabeça, Marreta outra vez carimbou o travessão. Mesmo tomando pressão, o Samambaense ampliou. Após cruzamento na área, Marcos ampliou de peito. A Aruc seguiu perdendo chances e parando no goleiro Guilherme. No fim, conseguiu diminuir a desvantagem. Matheus Pastel aproveitou sobra de bola na área e, em outra jogada finalizada de cabeça, conseguiu colocar a bola na rede.
Planaltina 1 x 1 Cruzeiro
Vice-líder do Grupo A, o Planaltina ficou no empate com o Cruzeiro, atual quarto colocado na mesma chave. Quem saiu na frente foi o Galo do Planalto. Aos quatro minutos do primeiro tempo, Jhon Maranhão antecipou a marcação em cruzamento na pequena área e completou para a rede do Estádio Diogão, em Formosa. O camisa nove teve boa chance de ampliar, mas desperdiçou contra-ataque com finalização para fora.
Ainda na etapa inicial, o Cruzeiro chegou de cabeça, mas parou em encaixada segura do goleiro Johnny. Porém, quando a partida se encaminhava para o final, o Carcará chegou ao empate em uma belíssima cobrança de falta ensaiada. Em cobrança de média distância, Igor rolou a bola e Jefferson acertou uma finalização de raríssima felicidade para deixar o confronto empatado aos 44 minutos do segundo tempo.
Real Brasília 1 x 0 Sobradinho
Em jogo de favoritos no grupo B, o Real Brasília levou a melhor diante do Sobradinho com emoção até os últimos minutos. No primeiro tempo, as duas equipes criaram tramas interessantes no ataque, mas pecaram na finalização. Na melhor delas, Pedrinho cruzou na medida e encontrou Daniel Guerreiro invadindo a área. Porém, o camisa nove do Leão do Planalto pegou muito mal na bola e mandou por cima do gol do alvinegro.
Na etapa final, Gleissinho exigiu defesa de Wendel em cobrança de falta. Criando mais chances no Defelê, o Real Brasília quase marcou em chute de fora da área de Willian. Quando o empate parecia o caminho do jogo, o Leão do Planalto marcou no último lance. Filipe Cirne cobrou escanteio e João Eric subiu no terceiro andar para escorar a bola para o fundo da rede e garantir a primeira vitória do time aurianil na Segundinha.
Botafogo Cristalina 3 x 3 Samambaia
Botafogo Cristalina e Samambaia fizeram o jogo mais movimentado da rodada. No primeiro tempo, a Cobra Cipó saiu na frente quando Wisman aproveitou cruzamento, aos cinco minutos. Aos 11, Fábio precisou de duas oportunidades na mesma jogada, mas empatou para o Fogão. O time da casa conseguiu chegar à virada, mas o lance foi anulado por impedimento. Aos 44, Michel Platini se esticou e recolocou o Samambaia na frente.
Na etapa final, aos sete minutos, Wisman recebeu de Platini e ampliou para o Samambaia. O Botafogo Cristalina, porém, teve forças para reagir no Salvador Amado. Pedro roubou a bola na lateral, entrou na área e rolou para Jarbson diminuir a desvantagem. No fim do jogo, o Fogão ainda teve um jogador expulso. A igualdade veio no abafa. Após bola na área, Gabriel Hiram aproveitou desvio e confirmou o 3 a 3 no marcador.
Grêmio Valparaíso 4 x 0 Riacho City
No jogo isolado do domingo (14/8), o Greval goleou o Riacho City com facilidade no Salvador Amado. Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, Gleycon recebeu cruzamento e, livre de marcação, apenas empurrou para a rede. O camisa 11 encontrou o gol outra vez aos 27. Antony fez cruzamento na segunda trave e, outra vez sem ser incomodado pelos defensores do adversário, Gleycon subiu bem e ampliou a vantagem.
No segundo tempo, outros dois gols. Logo aos dois minutos, Marcus Davi acertou a trave e Eduardo apareceu bem para marcar o terceiro do Grêmio Valparaíso. O quarto tento do time da casa saiu aos sete. Gleycon sofreu falta na entrada da área. Com maestria, Antony foi para a cobrança e colocou a bola no fundo da rede, sem nenhuma chance para o goleiro Guilherme.