A edição de 2022 da Liga de Basquete Feminino, principal torneio nacional da modalidade, chega ao primeiro jogo da decisão neste sábado (13/8). Na série melhor de cinco, Sampaio Basquete, do Maranhão e Vera Cruz Campinas, de São Paulo duelarão pelo lugar altivo do pódio. A agremiação paulista foi campeã em 2018, enquanto o clube maranhense está em busca do tricampeonato e, para alcançar essa façanha, conta com três personalidades formadas em Brasília.
Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, o Treinador do Sampaio Basquete, Rodrigo Galego, veio ainda criança para a capital federal e desde 1999, exerce a função de técnico de basquete. Rodrigo comandou seleções de base do DF e vários times da capital. Nos últimos anos dirigiu equipes adultas catarinenses, times de base do Flamengo e foi campeão como auxiliar do Rubro-negro (NBB em 2018 e 2021 e da Champions, também em 2021).
Galego recebeu o convite para dirigir o Sampaio Basquete na Liga de Basquete Feminino 2022 e no Tricolor maranhense trouxe duas conhecidas da capital federal. Giovanna Carey e Leticia Isabella fizeram suas primeiras cestas em BSB. Giovanna é de natural de Goiânia, mas chegou no quadradinho ainda bebê. Aos 15 anos foi fazer parte da equipe do Clube Vizinhança e participou de campeonatos universitários pelo CEUB com o próprio Rodrigo Galego.
Aos 19 anos recebeu o convite para estudar e jogar nos EUA. Estudou dois anos no Western Nebraska Community College (WNCC) e depois jogou pelo Peru State College (PSC). Em 2020, pelo Vera Cruz Campinas, foi campeã paulista. Em 2021 participou do Campeonato Brasileiro Sub-23 pelo Cerrado Basquete, até atender o chamado de Rodrigo Galego.
◉ Fique por dentro
– Minas Brasília empata em 1 a 1 com Bahia e está eliminado da Série A2
– Jogadoras do Real Brasília comentam sobre primeiro jogo no Mané Garrincha
– Campeonato Candango Sub-17 terá pontapé inicial neste final de semana
Letícia Isabella Lopes de Paula nasceu em Minas Gerais e mora no Distrito Federal desde os sete anos. O início também foi no Clube Vizinhança, até se destacar e ser convocada para Seleção Brasiliense Sub15. Assim como sua companheira, em 2021, Letícia fazia parte do Cerrado Basquete, e fez um excelente Campeonato Brasileiro Sub-23.
Em sua primeira temporada na Liga de Basquete Feminino, Letícia e Giovanna estão jogando ao lado de atletas convocadas para a Seleção Brasileira (Érika de Souza, Patty, Alana e Tainá Paixão), campeãs sul-americanas na Argentina no início do mês de agosto. A disputa do título contra o Vera Cruz começa nesse sábado (13/8). Por ter melhor campanha, o Sampaio terá o mando em três, dos cinco possíveis jogos da série (entre eles, os dois primeiros).
A série melhor de cinco jogos terá transmissão ao vivo da TV Cultura e do Sportv.
Finais da LBF 2022
SAMPAIO BASQUETE X VERA CRUZ CAMPINAS
Jogo 1: 13/8, 11h, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: TV Cultura e Sportv
Jogo 2: 15/8, 18h45, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: Sportv
Jogo 3: 20/8, 11h, Arena Concórdia, Campinas/SP. Entrada: gratuita. Transmissão: TV Cultura e Sportv
Jogo 4 (se necessário): 22/8, 18h45, Arena Concórdia, Campinas/SP. Entrada: gratuita. Transmissão: TV Cultura e Sportv
Jogo 5 (se necessário): 27/8, 10h30, Ginásio Costa Rodrigues, São Luís/MA. Entrada: 1 kg de alimento não-perecível. Transmissão: TV Cultura e Sportv