O começo foi muito bom, mas a forte oscilação do Ceilândia na Série D entre a 6° e a 11° rodada da primeira fase pode ter colocado a classificação da equipe em risco. Nas primeiras cinco rodadas as vitórias em casa contra Ação-MT, Costa Rica-MS e o Operário-VG – adversário direto pela vaga – deram esperança ao torcedor do Gato Preto. Mas a campanha péssima nas últimas rodadas tirou a equipe do G4.
Nos últimos nove jogos foram apenas sete pontos conquistados, o que fez a equipe do Ceilândia na Série D estacionar na quinta posição do grupo A5, com 17 pontos. Um ponto a menos do que o Operário-VG, quarto colocado e último classificado do grupo, até então, para a próxima fase. O time de Mato Grosso enfrenta neste domingo (17) a equipe do Iporá-GO pela 14° e última rodada da primeira fase, no estádio Dito Souza, em Várzea Grande-MT. O jogo está marcado para às 16h.
No mesmo horário, mas a 571 km de distância, o Gato Preto encara o Costa Rica-MS, no estádio Laertão, em Mato Grosso do Sul. O adversário do Ceilândia já está classificado e ocupa a terceira posição do grupo com 21 pontos. Se vencer, a equipe do Costa Rica-MS pode até subir para a segunda colocação, mas dependeria de uma derrota do Anápolis-GO frente ao Brasiliense e ainda precisaria tirar um saldo de dois gols.
Matemática Alvinegra
Como está um ponto atrás do Operário-VG na classificação a receita para o Ceilândia se classificar é simples: tem que vencer o Costa Rica-MS fora de casa e torcer por um tropeço – empate ou derrota – do Operário-VG no confronto contra o Iporá-GO, que por sua vez, não tem mais chance de classificação e apenas cumprirá tabela. Todavia, um empate pode servir. Como o time candango tem saldo de gols zerado e o Operário-VG tem saldo negativo de três gols, um empate do Ceilândia combinado com uma derrota do time matogrossense dá a classificação ao mata-mata da Série D para o Gato Preto. Mas vale lembrar que isso só é possível porque as duas equipes têm o mesmo número de vitórias.
O que pode vir depois?
Em caso de classificação, o Ceilândia enfrentaria impreterívelmente o líder do grupo A6 da Série D. O Pouso Alegre-MG, neste momento, é o líder da chave com 25 pontos, mas pode ser ultrapassado por Bahia de Feira-BA (23 pontos) e Real Noroeste-ES (22 pontos). Outra informação concreta é, que mesmo se classificando, o Ceilândia abre os confrontos da próxima fase da Série D jogando em casa, pois de qualquer forma, terá campanha pior do que o seu adversário, seja ele qual for.