O futebol é o esporte mais popular do Brasil, isso é inegável. Porém, a segunda modalidade mais querida entre os brasileiros é o vôlei, esporte praticado em escolas e quadras por todo o país. Quem nunca se deparou em uma transmissão do jogo da seleção e não ouviu na narração os termos: bola de xeque, china, pipe? Entrando no clima da Liga das Nações em Brasília, o Distrito do Esporte explica as principais expressões do vôlei.
Assim como em outros esportes, no vôlei, algumas expressões são utilizadas para exemplificar uma jogada, técnica ou estratégia adotada no jogo.
Bola de xeque: ocorre quando a defesa não consegue fazer a recepção e a bola volta para o time que efetuou o saque, próximo à rede, com o ataque sendo feito de primeira, sem a marcação do bloqueio.
Bola de segunda: quando a recepção faz um passe ‘A’ (bola na mão do levantador) e, para surpreender a defesa que ainda não está bem posicionada na rede, o levantador passa a bola diretamente para o outro lado, dispensando o uso do terceiro toque, que seria o ataque.
China: o atacante faz a ultrapassagem por trás do levantador no momento do passe e, consequentemente, se desvencilha da marcação. Esse lance é mais utilizado no vôlei feminino, sido inventado no país oriental, por isso o nome.
Inversão do 5×1: momento do rodízio em que o levantador (jogador que normalmente é o mais baixo, fora o líbero) fica na posição quatro (última da rede no rodízio) e o oposto fica na posição um (responsável pelo saque, prestes a avançar à rede), atrás da linha dos três metros. Neste momento, o treinador efetua duas substituições. Simultaneamente, o levantador vai para a posição um, para fazer o saque e o oposto reserva vai para a posição quatro, aumentar a estatura dos jogadores na rede, maximizando as chances de um bloqueio.
Pipe: um dos ataques mais inesperados do vôlei. O levantador joga a bola para o alto, o central ameaça o ataque e um dos atacantes que está no fundo de quadra faz o ataque partindo de trás da linha dos três metros.
Agora que você, amante do vôlei, já conhece as principais expressões, basta acompanhar as Seleções masculina e feminina do Brasil. Nesta quarta (8/6), às 21h, a Amarelinha entra em quadra pela primeira vez na Liga das Nações, contra a Austrália, no Ginásio Nilson Nelson. Na semana que vem, é a vez do time feminino estrear na capital federal, em 15 de junho, contra a Turquia, também às 21h, em duelo válido pela terceira etapa da competição.