Por Lucas Espíndola
Atualizado às 17:28
Na manhã desta quarta-feira (16), o Minas Brasília foi a campo em jogo válido pela última rodada do Brasileirão Sub-16. O time do DF mostrou superioridade principalmente no segundo tempo. A maestrina Giulia e a artilheira Nathalia comandaram a goleada sobre o Esmac, placar que terminou em 5 a 0. Com essa vitória em cima das paraenses, a equipe da capital federal se classificou de forma direta na primeira colocação do grupo A, com sete pontos conquistados em três confrontos realizados. Agora, as “mini Minas” esperam o adversário da semifinal da competição.
O jogo
O primeiro tempo foi bem parelho durante o tempo regulamentar mais os acréscimos. Querendo surpreender o time da capital do país, o Esmac tomou a iniciativa do jogo, e as primeiras chances de gol foram do time paraense. A goleira Janny teve trabalho e impediu o tento das adversárias. Aos 30′, Giulia cobrou falta em direção à área, a bola encontrou a atacante Nathalia, que dominou a redonda com o peito e finalizou logo em seguida para o gol, 1 a 0 para o Minas Brasília.
A segunda etapa começou com o Esmac em cima do Minas Brasília. Com menos de um minuto, o time do Pará acertou o travessão da arqueira Janny. Logo em seguida a equipe azul e verde cresceu novamente na partida, e ampliou o placar. Aos 8′, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a zaga da equipe amarela tentou afastar, a bola bateu em Ana Clara e entrou na meta adversária. Aos 14′, Giulia fez um cruzamento perfeito para dentro da área, Nathalia chegou cabeceando para o fundo das redes, sem chances para a goleira do Esmac, 3 a 0.
O Minas Brasília continuou em cima, e aos 25 minutos saiu o quarto gol. Após bola rebatida, a redonda sobrou nos pés de Nathalia que, mesmo de fora da área, mandou um torpedaço para o gol, um golaço. Quatro minutos depois, a atacante marcou mais um na partida. Após assistência da maestrina Giulia, a camisa 17 empurrou para o gol, livre, sem marcação, 5 a 0. Aos 38 da segunda etapa, a árbitra Adeli Mara finalizou a partida.
No outro jogo do grupo A…
Na outra partida que acontecia de forma simultânea, o Avaí/Kindermann, que estava na terceira colocação, enfrentou a Ferroviária, até então líder do grupo. O time de Araraquara precisava de uma vitória simples para se classificar, enquanto o time catarinense torcia contra o Minas Brasília, para avançar de forma direta. Quem se deu melhor no confronto foi o Azulão, vencendo a Ferrinha por 3 a 2. Esse resultado ajudou bastante as “mini Minas”, que se classificaram na primeira posição.
O que vem por aí
Com a classificação de forma direta, o Minas Brasília agora enfrentará a equipe do São Paulo. O tricolor paulista ficou em primeiro do grupo C, com sete pontos conquistados. O time do DF foi o segundo melhor time da primeira fase, só ficando atrás do Internacional, que terminou a primeira fase de forma invicta. A partida irá acontecer na próxima sexta-feira (18), às 15 horas no CT do Sorocaba.