Por Lucas Espíndola
Quem segura o Gama? Em jogo válido pela nona rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o alviverde do Distrito Federal recebeu o lanterna Palmas no estádio Bezerrão. Assim como no jogo na capital tocantinense, quem acabou saindo com os três pontos foi o time candango, após vencer por 6 a 1. Mais líder do que nunca no grupo 6, agora o Gama soma 25 pontos na tabela e pode se classificar para a próxima fase já nesta rodada, com uma combinação de resultados no decorrer da rodada.
A primeira etapa foi bem disputada e com três gols em 10 minutos. O Gama marcou com Esquerdinha e Everton, com menos de três minutos de partida. Aos 9′, o Palmas diminuiu com Felipe Boró. Nos 39 minutos restantes, nada de gols. No segundo tempo, o alviverde jogou melhor e impôs o ritmo de jogo durante os 45 minutos finais. Com bom aproveitamento nas finalizações, o time da capital federal marcou mais 4 gols, e fechou o caixão do lanterna do campeonato.
Gols na velocidade da luz
O Gama, como sempre, começou em cima do adversário e teve um início de jogo melhor do que o esperado. Com apenas dois minutos de partida, o alviverde candango já estava com dois tentos ao seu favor. O atacante Vitor Xavier recebeu a bola e cruzou para Esquerdinha, que mandou para o fundo do gol, 1 a 0 para o Gama. Logo em seguida, pintou o segundo. Após jogada de Esquerdinha, a bola sobrou para Everton dentro da área, o camisa número 7 só teve o trabalho de empurrar para a meta do Palmas, 2 a 0.
Aos 9′, a equipe tricolor, lanterna do grupo 6, diminuiu o placar no Bezerrão. Felipe Boró recebeu na intermediária, carregou um pouco a bola e bateu forte de longe, a pelota quicou dentro da pequena área e entrou no canto direito de Roger, 2 a 1. Após breve pressão do Palmas, com o gol e mais uma chegada perigosa na área, o Gama retomou o controle do jogo.Aos 17′, Gabriel cruzou pelo lado direito do campo de ataque, a redonda foi em direção ao gol, e Jennerson defendeu com tranquilidade.
Dois minutos depois, Andrei Alba bateu escanteio na cabeça de Romário, mas o jogador gamense cabeceou mal, e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 24′, Luis Felipe recebeu na meia lua da grande área e chutou rapidamente para o gol, o arqueiro Roger conseguiu efetuar a defesa. Aos 33′, Esquerdinha tocou para Nunes, o centroavante gamense recebeu na entrada da área, o camisa número 9 girou e finalizou para o gol, mas o goleiro Jennerson defendeu. O alviverde chegava com muito volume ao ataque, mas pecava na finalização.
Aos 40′, quase o tricolor tocantinense empatou a partida. Após bola cruzada pelo lado direito, Luis Felipe, sem marcação, cabeceou para o gol, a bola passou tirando tinta da trave direita de Roger. Aos 42′, Andrei Alba cobrou escanteio, Jennerson saiu mal do gol e Nunes cabeceou para fora, quase o terceiro tento gamense. Aos 44′, outra chance para o Gama. Depois da falha na saída de bola, Everton recebeu no lado direito, invadiu a área e finalizou para a meta do Palmas, o goleiro do tricolor pulou e fez a defesa. Aos 49′, o árbitro Freedy Rafael encerrou a primeira etapa.
Gama amplia o placar e garante a vitória
O segundo tempo teve o mesmo roteiro dos primeiros 45 minutos. Com menos de dois minutos, já tinha bola dentro da rede do Palmas. Vitor Xavier tocou de primeira para Nunes, que partia em direção ao gol dentro da área, com a perna esquerda, o centroavante gamense bateu no canto direito de Jennerson, 3 a 1 para o Gama. Mesmo com a vantagem no placar, o alviverde do Distrito Federal continuou com a maior posse de bola, buscando mais o ataque e querendo o quarto tento na partida.
Aos 8′, a pressão do Gama surtiu efeito. Andrei Alba recebeu um bom passe dentro da área e soltou o canudo para o gol, o arqueiro Jennerson fez a defesa e no rebote, Vitor Xavier chegou fuzilando para o fundo das redes, 4 a 1. Aos 16′, Everton cruzou para dentro da área, a bola encontrou Vitor Xavier, que acabou finalizando por cima da meta adversária. Logo depois desse ataque, Vilson Tadei mexeu no time, tirando três jogadores de uma vez. Esquerdinha, Andrei Alba e Everton saíram e David Fernandes, íkaro e David Souza entraram.
Aos 24′, após bola sobrada na entrada da área, David Fernandes bateu de perna direita para o gol, a redonda entrou no canto direito de Jennerson, 5 a 1 para o time mandante. Aos 32′, o Gama teve uma falta muito perigosa ao seu favor. Íkaro foi para a cobrança e bateu na pelota com classe, o goleiro do Palmas voou e espalmou para a linha de fundo, quase o sexto gol do time da casa. Valorizando muito bem a posse de bola, o alviverde rodava muito bem a pelota e pressionando a defesa do Palmas.
Aos 40′, David Fernandes chutou novamente de fora da área, muito parecido com o quarto gol do Gama, feito por ele mesmo, mas dessa vez a redonda subiu muito e passou por cima da meta do Palmas. Aos 44′, Emerson tocou para Nunes dentro da pequena área, o camisa número nove só teve o trabalho de empurrar para o gol, 6 a 1. Foi o segundo gol do artilheiro gamense na partida. O árbitro Freedy Rafael encerrou a partida aos 48 minutos.
O que vem por aí
Na próxima rodada, o Gama terá pela frente a equipe do Tupynambás. O time mineiro foi o único a conseguir tirar pontos do alviverde candango na Série D, com um empate em 1 a 1 na quinta rodada. O jogo será no estádio Bezerrão, no próximo sábado (31) às 17 horas. Já o Palmas, receberá outra equipe do DF, o Brasiliense, no estádio Nilton Santos, no domingo (1), às 16 horas.
Gama 6
Escalação: Roger; Gabriel, Gustavo, Emerson, Júlio Lima; Romário (Michel Platini), Andrei Alba (íkaro), Esquerdinha David Fernandes); Everton (David Souza), Vitor Xavier (Malaquias) e Nunes.
Técnico: Vilson Tadei
Palmas 1
Escalação: Jennerson; Jefferson, Anthony, Leite, Matheus Silva; João Bernardo, Ygor (Cleberson), Boró, Zé Elias; Kanon e Luís Felipe (Felipe).
Técnico: Cássio Alves