Por Lucas Espíndola
Na tarde deste domingo (11), uma combinação de resultados tirou todas as chances do Minas Brasília ser rebaixado para Série A2 do Brasileirão Feminino. Após o revés para o Cruzeiro no sábado, onde o time do Distrito Federal perdeu por dois a zero em Minas Gerais, o time azul e verde precisava de uma vitória simples do Avaí/Kindermann em cima do Iranduba, do Amazonas. E deu certo! O time de Santa Catarina venceu por 3 a 0.
Com a derrota, o time amazonense não consegue mais alcançar o Minas Brasília, já que resta apenas uma rodada pela frente, e o time do DF está a quatro pontos na frente do Iranduba. Com isso, “As Minas” permanecem – pelo terceiro ano seguido – na elite do futebol feminino brasileiro. No ano passado, em sua estreia na Série A1, o time da capital também sofreu até a última rodada, e conseguiu escapar do rebaixamento, ficando apenas um ponto do Vitória de Tabocas, primeira equipe da zona da degola.
Até então, a campanha do Minas Brasília é de 33,3% de aproveitamento na competição, bem parecida com o rendimento de 2019. Em 14 jogos, o time da capital do país venceu quatro partidas, diante do Vitória-BA, Ponte Preta-SP, São José-SP e Iranduba-AM. Contra a Macaca, o Minas teve seu melhor resultado no Brasileirão Série A1, uma goleada impiedosa por 7 a 0. Além disso, são dois empates, uma delas diante do bom time do Palmeiras, e oito derrotas.
Casos de covid-19 no elenco
No dia 28 de agosto, uma sexta-feira, o Minas Brasília soltou uma nota, informando que, ao todo, dez atletas do elenco estavam contaminadas com o novo coronavírus. Esse caso ocorreu na semana da reestreia do time no Brasileirão Feminino. Esses casos foram confirmados na quarta bateria de exames feitos pela equipe. Com o número elevado de contaminadas no plantel, muitas jogadoras tiveram que exercer outra função dentro de campo, jogando de modo improvisado.
Outras competições
Depois do compromisso na última rodada do Brasileirão, contra o Internacional no estádio Bezerrão, o Minas Brasília já terá outra competição pela frente. No dia 28 de outubro, uma quarta-feira, “As Minas” disputarão sua primeira partida pelo Candangão Feminino. A partida será diante do Paranoá, em local ainda indefinido. O torneio será com o formato igual ao do ano passado. Todos jogam contra todos em turno único, com quatro equipes classificadas para as semifinais. Nesse ano, terá disputa pelo terceiro lugar, e a final será disputada em apenas um jogo.