Por João Marcelo
Com o retorno do Campeonato Candango cada vez mais próximo, as equipes continuam fazendo testes para os diagnósticos de Covid-10 em seus atletas, membros da comissão técnica e demais funcionários. Nesta quinta-feira (30/07), o Brasiliense divulgou os resultados de seus exames e confirmou que não houve casos positivos. Essa é a terceira vez que o Jacaré aplica a testagem.
Na reapresentação de seu elenco, em 10 de junho, o clube fez 46 testes e apenas um atleta foi diagnosticado com o coronavírus. O jogador foi afastado e cumpriu o isolamento social, como determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). Pouco menos de um mês depois, em 8 de julho, uma nova testagem foi feita pelo Jacaré. Desta vez, cinco testes a mais foram feitos, totalizando 51. Na segunda vez, não foi detectado nenhum resultado positivo.
Pela segunda vez em julho e a terceira desde a reapresentação, os testes para Covid-19 foram feitos em todos os jogadores, comissão técnica e funcionários do clube. Novamente 51 exames foram realizados e a não detecção do vírus em seus testados se repetiu. O clube ainda fará pelo menos um teste, antes de sua reestreia no Candangão em 12 de julho, onde enfrentará Luziânia ou Sobradinho – o confronto entre Gama e Real Brasília definirá o adversário do Jacaré nas quartas de final – em local ainda não definido.
Reinício do Candangão ainda sem local definido
A data está sacramentada: 8 de agosto. Os locais de jogos, ainda não. Os clubes e a Federação de Futebol do Distrito Federal decidiram o retorno para o segundo fim de semana de agosto, mas a realização das partidas na capital federal ainda depende da autorização do governador Ibaneis Rocha. O mandatário do Distrito Federal liberou os treinos em seus últimos decretos, mas as competições esportivas mantiveram-se suspensas.
Caso até a data prevista de retorno da competição não hajam mudanças quanto aos jogos, as equipes que disputam a fase eliminatória do Candangão e a FFDF divulgaram que as partidas serão realizadas no Entorno. Dentre os palcos citados para definir o campeão e os classificados para a Série D 2022, Serra do Lago, em Luziânia (GO) e o estádio Diogão, em Formosa (GO), são os locais aptos para receber os confrontos finais.