Por Jéssika Lineker
Os jogadores do Brasiliense ganharam um novo equipamento para utilizar nos treinamentos do clube. O Jacaré, que recentemente voltou aos treinos presenciais após autorização do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, aderiu uma futmesa da X-BALL. A intenção é que o produto auxilie os atletas nos trabalhos de rotina. A novidade, que já está no Centro de Treinamento amarelo, foi apresentada aos torcedores na manhã desta terça-feira (7/7) nas redes sociais.
O futmesa ganhou bastante destaque entre atletas em seus momentos de diversão e, por sua popularidade, alguns clubes aderiram à modalidade em seus CTs. A prática se resume a uma mistura de futebol, vôlei e tênis de mesa, que conta com uma bola de futebol e uma mesa com uma rede, podendo ser praticado um contra um ou em duplas.
Times brasileiros como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Internacional e até mesmo a Seleção Brasileira contam com o equipamento em seus CTs. Segundo as comissões técnicas destes, a prática auxilia em diversos fatores que são rotineiros em uma partida de futebol, como domínio de bola, reflexo e também ajuda da recuperação de atletas após lesões.
O clube alemão Bayer Leverkusen também aderiu ao futmesa após o lateral-esquerdo Wendell, que possui um equipamento para a prática do esporte em casa, apresentar a modalidade aos demais jogadores. Outros atletas como Neymar, Philippe Coutinho e Thiago Silva também adquiriram a mesa para brincar com amigos durante suas folgas.
A modalidade vem se expandindo e ganhando destaque. Na Europa, a versão do futmesa é conhecida como teqball, que possui algumas alterações nas regras. O teqball possui praticantes em mais de 50 países e no último Campeonato Mundial em 2019, teve como representante brasileiro o carioca Leonardo Santana, apelidado de Peléo, que ficou em 10º lugar.