18.5 C
Brasília
quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Em nota, Capital diz “não estar descumprindo recomendação do MPDFT”

Notificado no MPDFT por atividades no Centro de Treinamento, Capital se posicionou dizendo que não descumpriu medidas sanitárias

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

Nesta sexta-feira (26/6), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) voltou a se manifestar oficialmente sobre o Campeonato Candango e notificou Capital e Brasiliense por desobedecerem recomendação e retomarem os treinos. Segundo o órgão, após inspeção realizada pela força-tarefa, ficou comprovado que os dois clubes mantiveram atividades com os atletas, ignorando as normas e recomendações expedidas sobre o assunto.

Em nota enviada ao Distrito do Esporte no início da noite, o Capital questionou o ofício e afirmou que “não procede a informação de que o clube esteja promovendo treinos, o que descumpriria a recomendação do MPDFT”. No comunicado, a diretoria do Coruja reforçou que, “preocupada com a condição de saúde dos atletas e da comissão técnica, promoveu a testagem em massa de 47 membros da equipe”. No início da semana, o clube publicou que todos os resultados deram negativo.

- Continua após a publicidade -

O Capital ressaltou ainda que, após a realização da testagem em massa, a comissão técnica do clube apenas repassou uma série de trabalhos individuais para que os atletas não tivessem perdas durante a paralisação dos jogos. “Como não há qualquer proibição em relação a isso, cada um segue sua rotina, obedecendo as devidas regras de distanciamento e utilização de máscaras para não comprometer a própria saúde e nem dos demais”, continuou o Coruja.

Mais cedo, em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, o presidente do Capital, Godofredo Gonçalves, informou que a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) repassou a notificação do MPDFT para o clube na tarde desta sexta-feira (26/6). Segundo o mandatário, o departamento jurídico do clube azul já está trabalhando na resposta para o órgão ministerial. No ofício enviado, o Ministério Público deu um prazo de cinco dias para os envolvidos se posicionarem.

Clique e saiba mais:
MPDFT notifica clubes do DF que estão treinando durante pandemia
– Cumprindo protocolos, Capital realiza testes de Covid-19
– Capital anuncia que testes de Covid-19 têm 100% de resultados negativos

“Fizemos os testes de Covid-19 e as avaliações físicas e médicas. Mesmo que retomemos os treinos, todas as atividades físicas ao ar livre no DF estão liberadas. Parques, o Eixão, a W3 Sul… Nós não concordamos com essa manifestação do MPDFT. Pelo contrário. Achamos que a prática esportiva em um ambiente controlado só tem a beneficiar os atletas e o controle da doença”, ressaltou Godofredo. Recentemente, o clube azul chegou a criar seu próprio protocolo de cuidados.

Finalizando o comunicado oficial sobre o posicionamento do Ministério Público, o Capital afirmou que, assim como os demais clubes que estão classificados para as quartas de final do Campeonato Candango, “aguarda um posicionamento mais objetivo das autoridades para que possa realizar uma programação mais adequada visando o retorno às atividades”. Em reunião no início de junho, as equipes sugeriram que o torneio local fosse retomado em 18 de julho, sendo finalizado em agosto.

Veja, na íntegra, a nota do Capital

“O Capital Clube de Futebol informa que não procede a informação de que esteja promovendo treinos, o que descumpriria a recomendação do MPDFT. A diretoria reforça que, preocupada com a condição de saúde dos atletas e da comissão técnica, promoveu a testagem em massa de 47 membros da equipe, os quais deram negativo para a covid-19, além da avaliação física e médica de todos.

Após esse procedimento, a comissão técnica, como já vinha fazendo, repassou uma série de trabalhos físicos individuais para que os atletas não tivessem perdas. Assim sendo, como não há qualquer proibição em relação a isso, cada um segue sua rotina, obedecendo as devidas regras de distanciamento e utilização de máscaras para não comprometer a própria saúde e nem dos demais.

Em tempo, o time, como os demais participantes do Campeonato Brasiliense de Futebol, aguarda um posicionamento mais objetivo das autoridades para que possa realizar uma programação mais adequada visando o retorno às atividades.”

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P