23.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

MPDFT notifica clubes do DF que estão treinando durante pandemia

Durante a semana, MPDFT monitorou os centros de treinamentos de cinco clubes locais. Órgão diz ter flagrado atividades em Brasiliense e Capital

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) segue realizando forte fiscalização para impedir que os clubes locais descumpram recomendação de não realizarem treinamentos. Nesta sexta-feira (26/6), o órgão informou que enviou ofícios para Brasiliense, Capital e Federação de Futebol alertando para a questão. Durante fiscalização na semana, os dois clubes foram flagrados em campo.

Segundo o MPDFT, o documento endereçado aos presidentes do Jacaré, do Coruja e da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) requisita que os treinamentos sejam suspensos de forma imediata. A Secretaria de Esporte e Lazer e o DF Legal, pasta de fiscalização do GDF, também receberam ofícios do órgão ministerial. Atualmente, um decreto governamental proíbe as atividades.

- Continua após a publicidade -

Nos ofícios, o MPDFT ressaltou ainda que os notificados estão “ignorando as normas e recomendações expedidas sobre o assunto”. O órgão advertiu que os times podem responder pelo crime de violação de medida sanitária preventiva, previsto no Código Penal, e sofrer as penalidades previstas em lei que trata das infrações da legislação sanitária federal, como interdição, cancelamento de licença, alvarás e multa.

As secretarias e as agremiações têm cinco dias informar ao MP as providências adotadas. “Trata-se de um flagrante descumprimento não só da recomendação do MP, mas do próprio decreto do governo local. Não temos dúvidas de que as sanções devem ser impostas para que haja a efetiva proteção de atletas, profissionais da saúde e da população do DF”, destacou o procurador de Justiça e coordenador da força-tarefa, Eduardo Sabo.

Clique e saiba mais:
MPDFT volta a se manifestar contra a volta de treinos e jogos no DF
FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes
Após reunião, Candangão pode voltar dia 18 de julho
MPDFT recomenda que FFDF mantenha a suspensão do Candangão

Foto: Divulgação/MPDFT

Inspeção foi realizada em cinco CTs

Durante os dias 20 e 24 de junho, equipes do MPDFT compareceram aos centros de treinamento de Brasiliense, Capital, Gama, Real Brasília e Taguatinga, que estão classificados para as quartas de final do Campeonato Candango. Também garantidos na fase final do torneio local, Formosa e Luziânia não foram visitados por estarem sediados fora do Distrito Federal. O Sobradinho não foi visitado.

Segundo o memorando, que contém 42 páginas, Brasiliense e Capital “são os times que mantém efetividade nos treinamentos em seus respectivos CT’s”. No Jacaré, o Ministério Público registrou que, após as atividades de sábado (20/6), o clube amarelo fechou todo seu alambrado, de forma a impedir a visibilidade dos campos. Os dois clubes foram flagrados em todos os dias de inspeção.

Foto: Divulgação/MPDFT

O que dizem os clubes

Procurado pela reportagem do Distrito do Esporte, o presidente do Capital, Godofredo Gonçalves, informou que a Federação de Futebol repassou a notificação para o clube na tarde desta sexta-feira (26/6). Segundo o mandatário, o departamento jurídico do clube azul já está trabalhando na resposta. Recentemente, o Coruja testou todos os seus funcionários, tendo 100% de resultados negativos.

“Fizemos os testes de Covid e as avaliações físicas e médicas. Mesmo que retomemos os treinos, todas as atividades físicas ao ar livre no DF estão liberadas. Parques, o Eixão e a W3 Sul. Não concordamos com essa manifestação do MPDFT. Pelo contrário. Achamos que a prática esportiva em um ambiente controlado só tem a beneficiar os atletas e o controle da doença”, ressaltou Godofredo.

Em nota, o Capital se posicionou dizendo que não está promovendo treinos, “o que descumpriria a recomendação do MPDFT”. O clube ressaltou ainda que a comissão técnica repassou uma série de trabalhos físicos individuais para que os atletas não tivessem perdas. “Como não há qualquer proibição em relação a isso, cada um segue sua rotina, obedecendo as devidas regras de distanciamento e utilização de máscaras para não comprometer a própria saúde e nem dos demais”, continuou.

Através de sua assessoria de imprensa, o Brasiliense informou que recebeu a notificação do MPDFT. Em 10 de junho, o clube amarelo foi a primeira agremiação local a testar todos os funcionários para detectar o coronavírus, tendo apenas um resultado positivo. O funcionário, porém, não apresentou sintomas e está cumprindo quarentena de 14 dias até que uma nova testagem dê negativa.

Em contato com a reportagem do portal GloboEsporte.com de Brasília, o time amarelo afirmou que tem feito apenas trabalhos de aprimoramento físico com os jogadores do elenco, de maneira separada, e que considera que, até o momento, não houve decreto do GDF proibindo os treinos. O clube, portanto, acredita não estar descumprindo nenhuma norma de segurança.

Clique e saiba mais:
Testagem, reforço e muito zelo: Brasiliense retorna ao CT após 84 dias
Brasiliense registra primeiro caso de Covid-19 entre atletas do DF
Cumprindo protocolos, Capital realiza testes de Covid-19
Capital anuncia que testes de Covid-19 têm 100% de resultados negativos

Foto: Divulgação/MPDFT

Confira a descrição de cada clube no relatório do MPDFT

Brasiliense
No sábado, 20, tanto jogadores quanto comissão técnica estavam em campo, treinando. Na segunda, 22, o Brasiliense promoveu o fechamento de todo seu alambrado de forma a impedir a visibilidade dos campos e, obviamente, dos atletas em atividade. Todavia foi possível registrar, por imagens, o intenso fluxo de veículos adentrando o CT confirmando que os treinos persistem. Corrobora nossa afirmação o fato desse signatário promover várias passagens à frente do CT onde era possível visualizar os jogadores e comissão técnica promovendo atividades no campo.

Capital
“O time, atualmente, mantém suas atividades de treinamento no clube da Agepol, estabelecido no Setor de Clubes Sul. Houve treinamento em todos os dias inspecionados (sábado, segunda e terça), assim como ocorreu no Brasiliense.”

Gama
Nenhuma atividade foi observada no CT do Gama nos dias inspecionados: sábado, 20, segunda, 22 e quarta, 24. Buscando informações junto à segurança foi-nos repassada a informação de que os treinos estariam suspensos. Salvo ocorrerem em local distinto, jogadores e comissão técnica do time do Gama não foram vistos nos gramados do centro de treinamento nesses dias. Dada a inatividade não foram confeccionadas imagens do local.

Real Brasília
O time do Real tem seu centro de treinamento estabelecido, atualmente, na Vila Planalto – contíguo ao restaurante Sertão e Mar. Haviam atividades no CT dia 20, sábado. Todavia não foi possível observar se seriam atividades de treinamento por conta do portão fechado e ainda por não haver alcançado o endereço antes do meio-dia. Vale ressaltar que nesse mesmo dia, após matéria veiculada no jornalístico DF1, não foram observadas atividades nos outros dias inspecionados – segunda-feira e terça-feira.

Taguatinga
O Taguatinga foi outro time que mudou de endereço e hoje seu centro de treinamento encontra-se estabelecido na área rural de Brazlândia sito ao Núcleo Rural Alexandre Gusmão, Gleba 2, Lotes 154/155, Chácaras 3 e 4. Em duas inspeções no local nenhuma atividade foi observada nos gramados. O CT, inclusive, permaneceu fechado na segunda-feira e terça-feira, dias 22 e 23, respectivamente.

Nota do Capital sobre o ofício do MPDFT

“O Capital Clube de Futebol informa que não procede a informação de que esteja promovendo treinos, o que descumpriria a recomendação do MPDFT. A diretoria reforça que, preocupada com a condição de saúde dos atletas e da comissão técnica, promoveu a testagem em massa de 47 membros da equipe, os quais deram negativo para a covid-19, além da avaliação física e médica de todos.

Após esse procedimento, a comissão técnica, como já vinha fazendo, repassou uma série de trabalhos físicos individuais para que os atletas não tivessem perdas. Assim sendo, como não há qualquer proibição em relação a isso, cada um segue sua rotina, obedecendo as devidas regras de distanciamento e utilização de máscaras para não comprometer a própria saúde e nem dos demais.

Em tempo, o time, como os demais participantes do Campeonato Brasiliense de Futebol, aguarda um posicionamento mais objetivo das autoridades para que possa realizar uma programação mais adequada visando o retorno às atividades.”

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P