Por Danilo Queiroz
Após ter recomendado que a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) mantenha a suspensão das atividades que envolvem o Campeonato Candango em maio e ter proibido a utilização de qualquer estádio da capital federal durante a pandemia do coronavírus, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) voltou a se manifestar de forma contrária à retomada de treinos e jogos dos clubes locais.
Em ofício assinado na sexta-feira (19/6) e encaminhado à FFDF, a força-tarefa designada pelo MPTDF para o acompanhamento das medidas de enfrentamento à Covid-19 solicitou que as atividades esportivas no DF ainda não sejam retomada. No documento, o órgão ministerial argumenta que, diante do quadro de crescimento do número de infectados, o retorno de treinamentos e de qualquer campeonato se mostra prematura.
Lembrando que recebeu o protocolo de segurança elaborado pela FFDF para o retorno do Candangão, o MPDFT ressaltou que, embora o documento tenha sido baseado no guia médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e em normas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF, o coronavírus ainda não atingiu o pico de contágios da doença na visão de especialistas.
“Para o MPDFT, a retomada dos eventos futebolísticos deve ocorrer de forma gradual e com o devido planejamento, além de ser precedida de medidas de segurança e responsabilidade para a proteção individual e coletiva dos envolvidos”, continuou a decisão. A força-tarefa destacou ainda que decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que proibiu eventos desportivos por serem prejudiciais ao isolamento social ainda está em vigor.
Clique e saiba mais:
– Após reunião, Candangão pode voltar dia 18 de julho
– MPDFT recomenda que FFDF mantenha a suspensão do Candangão
– FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes
Clubes planejam retomar torneio em 18 de julho
Em recente reunião realizada de forma on-line, os oito times classificados para as quartas de final do Campeonato Candango entraram em consenso e definiram a data de 18 de julho como ideal para a retomada do torneio local. Com o planejamento, a FFDF finalizou o protocolo de segurança que deverá ser seguido pelos clubes e enviou o documento para análise das Secretarias de Saúde e Esporte do GDF.
As equipes do futebol candango também passaram a dar andamento em seus projetos. Em 10 de junho, o Brasiliense foi o primeiro clube a cumprir as futuras recomendações e realizou a testagem de coronavírus em todos os seus jogadores e funcionários. Em 17 de junho, o Real Brasília fez o mesmo procedimento em dirigentes e demais contratados. Nesta sexta-feira (19/6), atletas do aurianil e do Capital também fazem exames.
[…] mais: – Testagem, reforço e muito zelo: Brasiliense retorna ao CT após 84 dias – MPDFT volta a se manifestar contra a volta de treinos e jogos no DF – FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja […]
[…] Clique e saiba mais: – Cumprindo protocolos, Capital realiza testes de Covid-19 – Brasiliense registra primeiro caso de Covid-19 entre atletas do DF – MPDFT volta a se manifestar contra a volta de treinos e jogos no DF […]
[…] e saiba mais: – MPDFT volta a se manifestar contra a volta de treinos e jogos no DF – FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes – Após […]