22.5 C
Brasília
sábado, 23 de novembro de 2024

Após reunião, Candangão pode voltar dia 18 de julho

Em encontro virtual na noite desta terça-feira, 09/06, clubes fecharam proposta para retorno da competição. FFDF vai enviar proposição à secretaria de saúde.

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura, Danilo Queiroz e João Marcelo 

Quatro meses depois da pausa devido ao coronavírus, o futebol no Distrito Federal pode voltar em exatos um mês e nove dias. Pelo menos essa é a proposta dos oito times finalistas do Campeonato Candango, que foi paralisado em 18 de março com praticamente toda a primeira fase concluída.

Na noite dessa terça-feira (9/6), representantes das equipes classificadas para a fase final do torneio se reuniram virtualmente com a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e tiraram uma proposta de retorno do campeonato. A ideia dos clubes é voltar aos treinos de forma livre, cada um dentro de suas condições, mas todos a partir de um protocolo de medidas sanitárias e que preservem os atletas.

- Continua após a publicidade -

Na reunião, ficou acertado o envio para a Secretária de Esporte e Lazer (SEL/DF) e para a Secretaria de Saúde (SES/DF) a proposta das seguintes datas:

18/07 – Gama x Real – jogo restante da primeira fase
22/07 – 1ª partida das quartas de final
26/07 – 2ª partida das quartas de final

Nas quartas e domingos sequentes os confrontos continuariam. Inicialmente, as partidas não teriam público e a presença física nos estádios estaria restrita aos jogadores, comissão técnica, diretores e imprensa. O documento com a intenção dos clubes e FFDF será enviado amanhã (10/6), à Secretaria de Saúde.

Presidentes estão animados com volta do campeonato

A reportagem do Distrito do Esporte entrou em contato com presidentes e diretores dos clubes classificados para a fase final do Candangão. O sentimental geral é de confiança na nas datas previstas e de que a secretaria de saúde vai aprovar o plano e a administração pública liberar os estádios para os jogos.

Presidente do Real Brasília, Luís Felipe Belmonte disse que “a expectativa de retorno é o mais breve possível, até porque atletas profissionais não podem ficar por muito tempo inativos, sob pena de geração de lesões graves quando do retorno.”

Líder do Formosa Esporte, Henrique Botelho disse que a reunião foi bastante produtiva e está confiante com o retorno do campeonato. Botelho sempre foi um dos maiores entusiastas da volta da bola no quadradinho. Segundo ele, não houve combinação de retorno aos treinos simultaneamente, mas o Formosa deve retornar no dia 21 deste mês.

Mandatário do Capital Clube de Futebol, Godofredo Gonçalves considerou que os clubes juntamente à Federação tomaram uma boa decisão. “Inclusive coincidiu com as datas que colocamos no nosso protocolo. É bem positivo. Conseguiremos terminar o campeonato em campo, vai ser algo que pode até servir de referencia para os outros estados. Todos os times preparados para encerrar da melhor forma possível o Candangão 2020”, atestou.

A diretora do Brasiliense, Luíza Estevão, confirmou o encontro com a FFDF. “Concordamos com as colocações da reunião. Semana que vem começamos os treinos, nos preparando para a volta do campeonato”, afirmou, ressaltando que irá divulgar a data de retorno aos treinos nas redes sociais do Jacaré. Indagada sobre o detalhes, a mandatária foi enfática. “Sobre as datas estipuladas, quem pode fornecer essas informações é a FFDF, não cabe a mim confirmar ou negar, nem fazer especulações”, finalizou.

Reunião prévia abriu as portas para retorno

Na última segunda-feira (8/6), em reunião também não presencial entre times, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, o diretor técnico da FFDF, Márcio Coutinho, a infectologista Dra. Eliana Bicudo, a secretária do Esporte e Lazer do DF, Celina Leão, o secretário de Saúde do DF, Francisco Aráujo, o secretário-adjunto de Saúde do DF, Paulo Ricardo e o coordenador do Protocolo Nacional da CBF, Dr. Jorge Pagura, os clubes e os representantes públicos combinaram de acertar, em conjunto, uma data e métodos de segurança sanitária para a volta do torneio.

Com as datas, o DF pode ser um dos primeiros estados a voltar com o futebol profissional. Rio de Janeiro que vive um racha entre os times, alguns querem e outros não, e Goiás, em que Vila Nova, Goiás e Atlético já estão em atividade, são outros estados adiantados para a bola rolar.

- Publicidade -

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P