21.5 C
Brasília
sábado, 18 de maio de 2024

Taça das Favelas: meninas de Ceilândia e meninos do Varjão se sagram campeões

No feminino, Ceilândia Sul levou a melhor sobre o Recanto das Emas. No masculino, o time do Varjão superou Samambaia Norte para ficar com a taça

- Continua após a publicidade -

Da redação do Distrito do Esporte

A terceira edição da Taça das Favelas Brasília chegou ao fim no último sábado (28/9)  consagrando duas equipes. A feminina de Ceilândia Sul e a masculina do Varjão venceram as finais de suas respectivas categorias e levaram o troféu do maior campeonato de futebol entre favelas do Brasil para casa. Durante dois meses, o torneio reuniu 48 times, sendo 16 femininos e 32 masculinos, compostos por jovens entre 14 e 17 anos. As decisões aconteceram em Samambaia.

O último dia de disputa foi de grandes emoções. Na primeira partida do dia, os torcedores que foram até o campo sintético Arena 310 viram as meninas do Santa Maria garantirem o 3º lugar em disputa diante do Samambaia Norte. Na sequência, Ceilândia Sul e Recanto das Emas entraram em campo para decidir quem ficaria com a taça. Depois de um jogo bastante acirrado, a equipe de Ceilândia Sul levou a melhor após vencer no tempo regulamentar por 1 a 0.

- Continua após a publicidade -

Para o técnico campeão, Pablo Rizza, a disputa fez jus ao que foi a Taça das Favelas. “Os times foram muito competitivos durante todo o campeonato. Tivemos jogos difíceis, enfrentamos o calor, típico dessa época do ano, e chegamos a essa final que era uma reedição da última Taça. Nós já sabíamos que o Recanto é muito capacitado, mas felizmente e com muito trabalho conseguimos um bicampeonato. É o que eu digo para as meninas: final a gente não joga, final a gente ganha”, declarou.

Foto: Divulgação/Taça das Favelas

Um dos momentos mais esperados pela torcida que lotou as arquibancadas, a final masculina aconteceu no período da tarde. Time da cidade, o Samambaia Norte encarou pela terceira vez a decisão da Taça das Favelas, mas os donos da casa não levaram a melhor e o título da terceira edição ficou com o Varjão. O Samambaia saiu na frente ainda no primeiro tempo, mas o empate veio depois do intervalo e acabou levando o jogo aos pênaltis. No final, 3 a 1 para o Varjão.

Zagueiro do time campeão, Breno Silva foi o responsável pelo gol que levou o confronto para as penalidades. Para ele, o resultado coroou a equipe mais aguerrida da Taça das Favelas. “Eu estou muito emocionado, me sinto muito feliz. Acho que nós merecemos, trabalhamos muito para chegar até aqui. O jogo foi muito disputado, depois do intervalo e das instruções do nosso técnico conseguimos voltar com mais força, colocar o time para frente e alcançar a vitória”, comemora.

Foto: Divulgação/Taça das Favelas

O campeonato que visa dar oportunidade aos jovens talentos de comunidades locais foi uma realização da Central Única das Favelas no Distrito Federal (Cufa-DF) e contou com o apoio da Secretaria de Esportes e a produção da Rosa dos Ventos. Para Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF, a edição superou as expectativas. “O evento foi um sucesso. É muito bonito ver todos se entregarem e muito emocionante poder participar disso tudo e presenciar esse momento, tanto para os meninos quanto para as meninas”, ressaltou.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P