O Prêmio Dimba 2021 começou! A quarta edição da votação promovida pelo Distrito do Esporte para escolher o gol mais bonito da temporada profissional do Distrito Federal começa neste domingo (12/12) e vai até às 12h do próximo sábado (18/12). Durante sete dias a vir, os torcedores e aficionados do futebol candango poderão escolher o autor do mais belo tento do ano. Assim como em 2020, 13 jogadores de diferentes clubes locais estão concorrendo à honraria.
A premiação engloba gols marcados durante a temporada de 2021 (janeiro a dezembro) em todas as competições profissionais com participação de clubes locais. Com isso, os finalistas foram selecionados entre os tentos marcados durante as partidas do Campeonato Candango (primeira e segunda divisão masculina e elite feminina), Copa do Brasil, Copa Verde, Série D do Campeonato Brasileiro e as Séries A1 e A2 do Brasileirão disputado pelas mulheres.
Os 13 finalistas foram selecionados por um juri composto por jornalistas do DDE e convidados. A escolha considerou, essencialmente e em primeiro lugar, a questão estética dos gols. Em 2021, os concorrentes são, em ordem no vídeo, Petra (Real Brasília), Isabela (Cresspom), Ferrugem (Brasiliense), Camila Pini (Real Brasília), Zé Love (Brasiliense), Dani Silva (Real Brasília), Sassá (Real Brasília), Romarinho (Brasiliense), Vandinho (Taguatinga), Tarta (Real Brasília), F. Goiano (Ceilândia), Goduxo (Luziânia) e Raphael Augusto (Brasília).
Regras do Prêmio Dimba
O Prêmio Dimba 2021 terá uma mudança importante no formato de disputa. Ao contrário dos três anos anteriores, o processo de votação para escolher o gol mais bonito da temporada profissional do Distrito Federal terá somente uma fase. Nela, os 13 concorrentes disputam o troféu em voto aberto durante sete dias (de 12 a 18 de dezembro). O anúncio do grande vencedor será feito pelo Distrito do Esporte através do site e das redes sociais em 19 de dezembro.
Como é de praxe nas votações públicas realizadas pelo DDE, cada torcedor poderá participar apenas uma vez da escolha do vencedor. Para não influenciar no processo de escolha, ficou definido ainda que as parciais não serão divulgadas enquanto a enquete estiver aberta para registro de votos. Para garantir a transparência da ação, todos os registros do Prêmio Dimba serão revelados aos torcedores no dia seguinte ao anúncio do grande vencedor da honraria.
Quem já levou o Prêmio Dimba
Em 2018, ano que marcou a primeira edição da homenagem aos atletas que atuam no futebol candango, o volante Paulinho, do Capital, venceu com um golaço de fora da área marcado no Estádio Bezerrão. Em 2019, quem levou o Prêmio para casa foi o atacante Gazito, do Brasília, com uma bela bicicleta da entrada da área convertida no Estádio Nacional Mané Garrincha. Em 2020, Caio Carioca, do Formosa, garantiu a conquista com um gol de longa distância no Estádio Diogão.
O homenageado
Durante o processo de criação do prêmio de gol mais bonito da temporada, o Distrito do Esporte priorizou um nome com importância no cenário local para batizar o troféu. De forma unânime, o atacante Dimba ganhou a honraria. O jogador atuou por Ceilândia, Gama, Brasiliense, Sobradinho, Brasília e Legião, se sagrando campeão local quatro vezes. Segundo levantamento realizado pelo DDE com base no material de pesquisa do livro Almanaque do Futebol Brasiliense, Dimba marcou 90 gols no torneio.
O melhor.
O melhor 👏🏿
Melhor
Camila Pini, joga muito 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Camila Pini a melhor
@romarynho o melhor ⚽🏆
Isabela a melhor
O melhor
Você é fera Zé Love
Isabela Silva
Isabela silva o melhor gol de 2021 😍
Isabela silva melhor golaço 😍
O melhor Gol é da Camila Pini .