Por Danilo Queiroz
A noite de quarta-feira (30/9) trouxe mais uma vitória do Gama na Série D do Campeonato Brasileiro. Ainda invicto na competição nacional, o alviverde foi até o estádio Castor Cifuentes para medir forças com o Villa Nova-MG pela terceira rodada do grupo A6 e se deu bem. Com gol de Vitor Xavier no início do jogo, o time candango contou ainda com nova bola atuação de Calaça para voltar com os três pontos na mala.
No primeiro tempo, o Gama abriu o placar logo cedo com Vitor Xavier. Mais com a bola, o Villa Nova ficou mais tempo no ataque, mas esbarrou no bom posicionamento defensivo alviverde, que criou uma barreira e segurou os mineiros. Nos 45 minutos finais, o time mineiro se lançou ao ataque, mas acabou parando no camisa 1 gamense e vendo os visitantes conquistarem mais uma vitória no torneio.
Gol cedo e defesa consistente
Nos minutos iniciais, o mandante Villa ficou bom a bola e tentou o ataque, mas foi o Gama que aproveitou a primeira chance. Aos 5′, Nunes fez boa jogada pela ponta direito e passou para Vitor Xavier se jogar na bola e empurrar para o fundo da rede. A primeira finalização do time mineiro veio somente aos 9′, mas parou em Calaça. Embora ocupasse o campo de ataque, o ataque do Villa Nova não encontrava espaços na bem postada defesa alviverde.
Apesar da segurança defensiva, o Gama também não criava grandes tramas no ataque e voltou a finalizar somente aos 22′, quando Andrei Alba cobrou falta, mas na barreira. Aos 26′, Vitor Xavier fez grande jogada e tentou cruzar rasteiro, mas a bola parou em Deola. Aos 32′, o Villa quase marcou em um “acaso”. O time mineiro colocou bola parada na área e ela tomou o rumo do gol, mas Calaça estava esperto para cortar e mudar a direção.,
Conforme o tempo passava, o enredo se confirmava. Seguro defensivamente, o Gama seguia evitando as ações do Villa, que passou a tentar cruzamentos na bola na área, mas sem sucesso. Aos 42′, o alviverde balançou às redes novamente, mas a arbitragem pegou falta no goleiro Deola. No fim do primeiro tempo, o time mineiro desperdiçou duas boas chances pelo alto, todas na cabeça do zagueiro Wellington.
Villa se assanha, mas Gama segura a vitória
O Gama iniciou a segunda etapa com o mesmo ímpeto da primeira. Aos 2′, Deola foi obrigado a fazer duas grandes defesas em sequência nas finalizações de Vitor Xavier e Everton. O Villa tentou responder no ataque seguinte, mas o chute de Taysson foi para fora. Aos 9′, outra grande chance mineira. Juninho recebeu dentro do área e bateu com força. Calaça voou bem no canto esquerdo para evitar o gol.
Aos 13′, o camisa 1 do Gama apareceu novamente. João Lucas bateu falta a meia altura e o goleiro alviverde espalmou para o lado. Quando o relógio marcava 19′, o Villa chegou novamente, mas teve seu ataque impugnado por impedimento. Os mineiros voltaram a amerçar aos 29′ e de novo Calaça parou cabeçada para o gol. Mais atrás, o alviverde não conseguia encaixar seu contra-ataque.
Com o jogo mais frio, o Gama ficou alguns minutos sem sofrer sustos. Aos 38′, Ikaro cobrou falta na direção do gol e Deola tirou. Jogando com o relógio a seu favor e querendo manter a vantagem, o alviverde voltou a se fechar defensivamente em busca de uma bola fatal. Ela, porém, nem foi necessária. Fim de jogo: Gama 1 a 0 Villa Nova e alviverde 100% de aproveitamento na Série D do Brasileirão.
Villa Nova-MG 0
Deola; Ramon (Jean Carlos), Wellington, Rodolfo e Charles Maceió (Eltinho); Augusto Recife (João Lucas), Wander João Paulo e Taysson Lalau; Lucas Grossi e Juninho (Alef). Técnico: Mancini
Gama 1
Rodrigo Calaça; Gabriel, Emerson, Gustavo e Júlio Lima; Wallace, Andrei Alba (Ikaro) e Norton (Romário); Everton, Vitor Xavier (Michel Platini) e Nunes. Técnico: Mayco Tadei
O Gama é time de tradição!!!! Rumo à série C meu Gamão!!!