Por João Marcelo Pepi e Danilo Queiroz
Oito vezes campeão do Campeonato Candango, o Brasília pode encher o peito para dizer que, enfim, está de volta ao grupo de elite do futebol do Distrito Federal. Após quatro temporadas agonizando na Segunda Divisão, o Colorado investiu forte e teve o bom desempenho em campo recompensado. Na tarde desta quarta-feira, o time vermelho recebeu o Grêmio Brazlândia, no Estádio Nacional Mané Garrincha, no jogo de volta das semifinais, e confirmou o acesso com vitória por 1 a 0.
Com status de decisão pela definição do dono da vaga na elite, a partida de volta começou com ritmo diferente do duelo de ida. Truncado, o primeiro tempo registrou poucas chances concretas. Nas melhores, o Brasília parou no goleiro Artur. A segunda etapa iniciou com muitas chances de gol e os goleiros trabalhando bastante. E aos 28, o único gol do confronto saiu dos pés de Filipe Werley, dando vitória ao Colorado e garantindo a tradicional equipe de volta à primeira divisão do Candangão.
Partida truncada no Mané
O Brazlândia começou o jogo precisando de três gols para ir ao Candangão e tratou de tentar tirar a vantagem do Brasília. Com dois minutos, Evanilson teve a primeira chance, mas chutou fraco. Bem postado defensivamente, o Colorado buscava brecar a correria do rival. O Avião demorou para atacar, mas, quando chegou, perdeu uma grande chance. Aos 10, Maranhão invadiu a área e rolou para Mirandinha. Livre, o camisa 11 chutou, mas foi abafado por Artur, que fez grande defesa.
Brigado, o jogo marcava luta intensa a cada disputa de bola. Após um tempo com a bola concentrada no meio de campo, o Brazlândia criou uma boa jogada, aos 21. Vandinho colocou na área e Wisman cabeceou forte, mas para fora. Com 26, o Brasília cercou o adversário com jogadas laterais, mas, no cruzamento, Fernando não acertou o alvo. Com poucas ações concretas no ataque, a partida favorecia o Brasília e os dois gols de vantagem construídos na partida de ida.
O ritmo truncado seguiu no gramado do Mané Garrincha. Ligeiramente melhor, o Brasília até conseguiu criar duas chances, mas os últimos passes errados atrapalharam a conclusão dos lances em direção ao gol. Aos 39, o Colorado acertou as jogadas e Artur precisou fazer duas grandes intervenções. Primeiro, Romarinho recebeu livre na entrada da área e parou no goleiro. No rebote, o camisa 1 pegou chute de Maranhão. Sem velocidade, o Brazlândia não ameaçou Márcio Fernandes.
Filipe Werley é decisivo
Com a mesma missão do primeiro tempo, mas com menos tempo, o Brazlândia procurou abrir o placar ainda no primeiro minuto com o meia Luan. Após receber livre na entrada da área, chutou forte, mas Márcio Fernandes faz ótima defesa. A resposta do Brasília veio três minutos depois com Filipe Werley chutado de longe, tirando tinta da trave direita de Artur Júnior. Aos seis, após tentativa de tabela sem sucesso na entrada da área, a bola sobrou para Brayan. O meia chutou colocado no ângulo e Márcio Fernandes voou para fazer uma linda defesa.
Um minuto depois, em contra-ataque do Brasília, Mirandinha tem chute travado e a bola sobra para Maranhão. O atacante cortou a zaga e chutou no contrapé de Artur Júnior, mas o arqueiro se recuperou e fez boa defesa. Aos 12, Romarinho cobrou falta na barreira e no rebote, chutou por cima do gol. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio, Pedrão desviou e Mirandinha, em cima da linha, não conseguiu cabecear bem e a bola sobe, quase abrindo o placar. Aos 19, Vandinho chutou rasteiro e por pouco não tira o zero do placar.
Com 26, Mirandinha recebeu sozinho na lateral da área e bateu para o gol, mas Artur Júnior intervém o chute. Dois minutos depois, o primeiro gol da partida. Raphael recebeu sozinho, chutou na canto, Artur Júnior defende e no rebote, Filipe Werley balança as redes. Aos 32, Evanilson chutou de longe e Márcio Fernandes espalma para a lateral. Com o placar favorável e a classificação garantida, o Brasília começou a administrar o jogo, tocando a bola e evitando os ataques adversários. Ao fim de jogo, o Colorado comemorou o acesso.
Final da Segundinha
Em festa pelo acesso à primeira divisão do Distrito Federal, o Brasília volta o foco em busca do terceiro título da Segunda Divisão do Campeonato Candango – os outros foram conquistados nas temporadas 2001 e 2008. O adversário sai do jogo entre Ceilandense e Paranoá, em andamento no Defelê. A grande final do torneio de acesso está previsto para sábado (23/10), possivelmente às 10h30 (horário de Brasília). O local e o horário da partida serão confirmados pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).
BRASÍLIA 1
Márcio Fernandes; Weslen, Pedrão (Anderson Bambu), Fernando (Santiago) e Leandro Cerqueira (Lucas Victor); Filipe Werley ⚽ (Carlos André), Dadinho e Juninho (Raphael); Romarinho, Mirandinha e Maranhão.
Técnico: Luíz dos Reis
GRÊMIO BRAZLÂNDIA 0
Artur Júnior; Aclécio, Daniel Felipe, Jerfão e Evanilson; Brayan (Matheus Oliveira), Luan e Wisman; Somália, Vandinho e José Henrique (Lyncom).
Técnico: Mayco Tadei