Por João Marcelo
Faltando pouco menos de duas semanas para voltar ao octógono do Ultimate Fighting Championship (UFC), a lutadora do Distrito Federal, Viviane Araújo, que compete pelo peso-mosca, testou positivo para o coronavírus e foi retirada do card do UFC Fight Night: Holm vs Aldana. Sua adversária, a também brasileira Jennifer Maia continua no combate e enfrentará a escocesa Joanne Calderwood.
O confronto entre as compatriotas estava marcado para 1º de agosto, em um sábado, em local ainda não informado pela organização. A atleta da Cerrado MMA está com alguns sintomas, mas está seguindo todas as recomendações médicas e por isso precisou ser afastada do card. A lutadora, natural de Ceilândia, não luta desde dezembro do ano passado, quando foi derrotada pela americana Jessica Eye por decisão unânime no UFC 245.
Vivi Araújo ocupa hoje a oitava posição no ranking da categoria peso-mosca. Além da luta contra Eye, a atleta brasiliense fez dois combates: a sua estreia no UFC ocorreu frente a carioca Talita Bernardo em maio de 2019 por nocaute no terceiro round. A segunda luta, pouco menos de três meses depois, tinha a canadense Alexis Davis. Um combate duro, com três rounds disputados e que foi para a mão dos juízes, mas melhor para a brasileira, que venceu a Ally-Gator.
Covid-19 faz sua segunda baixa em representantes brasilienses no UFC
Esta é a segunda baixa por coronavírus que um representante da capital federal sofre. A primeira foi o atleta meio-pesado (estrearia no novo peso, antes competia pelo peso-pesado) Vinícius “Mamute” Moreira. O lutador estava no card do UFC on ESPN: Kattar vs. Ige, que foi disputado na Ilha da Luta em 15 de julho, e enfrentaria Modestas Bukauskas, que acabou vencendo o grego Andreas Michailidis. Mamute ainda não foi escalado para um novo evento.
Vicente Luque continua no card do UFC Fight Night: Holm vs Aldana
Se o Distrito Federal perdeu um representante com a saída de Vivi Araújo, o outro lutador que levará consigo toda a capital federal, Vicente Luque, está mantido no card. O atleta, também da Cerrado MMA e atual número doze da categoria peso meio-médio, enfrentará o jamaicano Randy Brown. Luque tem sete vitórias nas últimas oito lutas – apenas Stephen Thompson derrotou o brasiliense -, enquanto Brown têm três vitórias nos últimos cinco combates pelo UFC.