Por Danilo Queiroz
Já classificado para as quartas de final do Campeonato Candango, o Brasiliense deu um importante passo para garantir a segunda colocação e a vantagem de definir o mata-mata em casa ao vencer o Capital por 3 a 1 no estádio Serejão, em Taguatinga, na tarde de sábado (8/3). O triunfo do Jacaré contou ainda com um toque do técnico Márcio Fernandes, que realizou substituições que mudaram a cara do time amarelo no jogo.
No primeiro tempo, as equipes optaram por se estudar e tentar arremates de longa distância, o que acabou deixando o placar zerado. Os 45 minutos finais foram totalmente o oposto e, com muita movimentação, registrou quatro gols e a vitória do Jacaré. Com mais três pontos, o Brasiliense se consolidou na segunda posição do Candangão. Sem vencer há sete jogos, o Capital permanece em sexto, mas vê a concorrência cada vez mais perto.
Primeiro tempo morno
Com a bola rolando, o que se viu foi os dois times rodando a bola em busca de espaço. Com a dificuldade de penetrar as defesas adversárias, o chute de longa distância se tornou a principal arma. Foi assim que Peninha assustou aos 5′. Aos 11′, Zé Love escorou bola cruzada e carimbou a trave de Cleysson. Três minutos depois, o Capital respondeu. Paulinho Mossoró chutou e Elisson deu rebote. Na sobra, Américo mandou para fora.
Novamente com dificuldade de furar o sistema defensivo azul, o Brasiliense tentou de longa distância. Aos 27, Peninha recebeu boa bola de Zé Love, costurou dentro da área e bateu com força, mas viu a bola passar perto da trave direita. O camisa sete do Jacaré tentou ainda mais dois arremates no mesmo modelo, mas o primeiro tempo estava destinado para ficar zerado e os dois times desceram para os vestiários iguais em zero.
Banco garante vitória do Jacaré
A etapa final foi totalmente o oposto. Insinuante, o Brasiliense abriu o placar aos 2′. Após grande jogada, Zé Love cruzou da esquerda para Manoel finalizar no contrapé do goleiro Cleysson: 1 a 0. A alegria, porém, durou pouco. Quatro minutos depois, Américo invadiu a área e bateu bem para vencer Elisson e deixar tudo igual. Foi aí que a estrela do técnico Márcio Fernandes brilhou.
Uma das escolhas do intervalo, Neto Baiano desempatou aos 12′ após aproveitar bom cruzamento de Fernandinho. Atrás, o Capital se lançou ao ataque e perdeu uma série de gols. Américo, Azul, Willian e Felipe Tanque desperdiçaram preciosas oportunidades. Os erros acabaram custando caro. Aos 48′, Sandy (outra troca de Fernandes) puxou ótimo contra ataque e, sozinho, finalizou para fechar o placar no Serejão: 3 a 1.
O que vem por aí
Agora, Brasiliense e Capital terão uma semana livre de trabalhos para se preparar para a penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Candango. O primeiro a entrar em campo será o time azul, que recebe o Unaí no próximo sábado (14/3), às 16h, no estádio Bezerrão. No dia seguinte, o Jacaré irá até o entorno do Distrito Federal para jogar no estádio Diogão e medir forças com o Formosa, às 16h.
BRASILIENSE 3
Elisson, Railan, Preto Costa, Badhiuga e Fernandinho; Romário, Alex Murici (Neto Baiano), Esquerdinha e Peninha; Zé Love (Romarinho) e Manoel (Sandy).
Técnico: Márcio Fernandes
CAPITAL 1
Cleysson, Ivanzinho, Dao, Medeiros e Romarinho; Maicom (Azul), William, Bruno e Paulinho Mossoró (Fernandinho); Américo (Vitão) e Vinícius Tanque.
Técnico: Victor Santana