A Copa do Brasil 2024 tem mais uma equipe confirmada: o Vitória-BA. O clube baiano conquistou a Série B do Brasileirão na noite desta terça-feira (14/11) após o Criciúma empatar fora de casa com o Guarani por 1 a 1. Com 69 pontos, o rubro-negro não pode mais ser alcançado por nenhuma equipe na segunda divisão nacional. O título da Série B garante o Leão da Barra na terceira fase da Copa do Brasil. Restam apenas oito vagas a serem preenchidas na competição mata-mata.
No último domingo (12/11), o Vitória venceu o Novorizontino por 2 a 1, gols de Welder e Léo Gamalho para o rubro-negro, e Rômulo para os paulistas. O resultado positivo garantiu o acesso à elite do Brasileirão após cinco anos longe da primeira divisão nacional. Com a vaga garantida na Série A, o Leão da Barra precisava de um tropeço do Criciúma para carimbar o título. E na noite desta terça-feira (14/11), após empate do clube catarinense com o Guarani, o grito de campeão ecoou em Salvador.
O Criciúma, terceiro colocado com 60 pontos no início desta noite de terça-feira (14/11), poderia chegar a 63 e com dois jogos para findar o campeonato, seria a única equipe capaz de empatar com a pontuação rubro-negra, caso o Vitória saísse derrotado nos dois jogos subsequentes. O clube de Santa Catarina saiu na frente com Arilson, mas Derek empatou para o Guarani e frustrou os planos de título do Tigrão. Apesar da igualdade no placar, a equipe catarinense voltou à segunda posição e continua na briga pelo acesso à elite.
Últimas vagas para Copa do Brasil 2024
O título do Vitória garantiu a equipe na terceira fase da Copa do Brasil da próxima temporada. O clube baiano não havia se credenciado à competição via estadual e assim, a única chance era com a taça da Série B. Com a alocação do Leão da Barra no torneio mata-mata, restam apenas oito vagas a serem preenchidas. Sete serão via Série A do Brasileirão e uma para o campeão da Copa Santa Catarina – o Marcílio Dias está na final e aguarda o vencedor entre Concórdia e Avaí para conhecer o desafiante à vaga na Copa do Brasil.
Na Série A do Brasileirão, os sete primeiros colocados comporão o grupo dos 12 classificados à terceira fase da Copa do Brasil. Além do Vitória, campeão da Série B, o Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde), Fluminense (campeão da Copa Libertadores) e São Paulo (campeão da Copa do Brasil) estão alocados duas fases à frente no campeonato mata-mata.
Equipes classificadas à Copa do Brasil 2024
Classificados via estadual estão: Rio Branco e Humaitá (Acre); ASA, CRB e Murici (Alagoas); Trem e Independente (Amapá); Amazonas e Manauara (Amazonas); Bahia, Jacuipense e Itabuna (Bahia); Fortaleza, Iguatu e Ferroviário (Ceará); Brasiliense e Real Brasília (Distrito Federal); Real Noroeste e Nova Venécia (Espírito Santo); e Atlético Goianiense, Anápolis e Aparecidense (Goiás).
A lista continua com Maranhão, Moto Club e Sampaio Côrrea (Maranhão); Cuiabá, União Rondonópolis e Operário VG (Mato Grosso; Costa Rica e Operário (Mato Grosso do Sul); Atlético, América, Athletic, Cruzeiro e Tombense (Minas Gerais); Águia de Marabá, Remo e Paysandu (Pará); Treze e Sousa (Paraíba); Athletico, Cascavel, Operário, Maringá e Coritiba (Paraná); Sport, Retrô e Petrolina (Pernambuco); River e Fluminense (Piauí); e Flamengo, Vasco, Volta Redonda, Botafogo, Audax e Olaria (Rio de Janeiro).
Completam América e ABC (Rio Grande do Norte); Grêmio, Caxias, Internacional, Ypiranga e São Luiz (Rio Grande do Sul); Porto Velho e Ji-Paraná (Rondônia); São Raimundo e GAS (Roraima); Criciúma e Brusque (Santa Catarina); Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano, São Bernardo e Portuguesa Santista (São Paulo); Itabaiana e Confiança (Sergipe); e Tocantinópolis e Capital (Tocantins).